ESTUDE NA UNIT
MENU

Inaugurado Núcleo de Estudos de Gênero da UNIT


às 13h24
Compartilhe:

DSC_1497 - CópiaDiscutir o papel e os direitos da mulher na sociedade atual através de temas como: o enfrentamento à violência doméstica e familiar, Lei Maria da Penha, ocupação nos espaços de poder, combate ao câncer de mama e a política de livre orientação sexual.

Este é o objetivo do Núcleo de Estudos de Gênero – Cláudia Conceição Martins dos Santos que a UNIT inaugurou nesta quinta (23), na Unidade de Ciências Jurídicas, na Boa Vista.

Na solenidade estiveram presentes à mesa a Secretária da Mulher de Pernambuco, Bárbara Kreuzig, a presidente da ONG Movimento Gay Leões do Norte, Manoela Alves, arepresentante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, Taciana Giaquinto, a coordenadora da graduação, profa. Martha Guaraná, do NPJ, profa Tatiana da Hora e do Núcleo de Estudos, profa. Maria Carmen.

“O objetivo é tirarmos os alunos da sala e estimulá-los a buscar dados para à pesquisa jurídica. Com a implantação do Núcleo de Estudos, temas abrangentes como o enfretamento da violência contra a mulher e as questões de gênero serão o foco da análise dos alunos, resultando na apresentação das informações para à sociedade”, explicou a profa. Maria Carmen.

O espaço criado pelo curso de Direito da instituição, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, vai realizar encontros periódicos abertos ao público com personalidades da área, bem como, apresentar e divulgar os resultados dos estudos realizados pelos alunos que fazem parte do Núcleo.

O convênio também vai permitir que alunos da UNIT tenham acesso aos casos práticos da Secretaria da Mulher para realização de pesquisas de campo e extensão universitária.

Quem foi Cláudia Conceição Martins dos Santos – O nome do Núcleo de Estudos de Gênero, da UNIT, é uma homenagem à economista Cláudia Conceição dos Santos, morta em 2004, com dois tiros na cabeça pelo ex-namorado e policial militar Ivan Antunes.

Na época em que foi assassinada Cláudia tinha 29 anos e acabara de passar em primeiro lugar num concurso pra professora da UFRPE. Ao terminar o namoro com o policial, foi perseguida e assassinada por ele na garagem de casa. Em 2013, o acusado foi a júri e terminou condenado a 17 anos de prisão.

 

Compartilhe: