O estágio, regulamentado pela Lei 11.788/08 e baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é fundamental na formação acadêmica, sendo possível aliar, na prática, a profissão estudada e se preparar para o mercado de trabalho. No entanto, muitos ainda ficam confusos sobre a questão da obrigatoriedade, principalmente diante da necessidade de horas complementares de estágio para a colação de grau e outras questões.
A partir da lei e suas diretrizes, as Instituições de Ensino Superior estabelecem quais cursos terão ou não essa obrigatoriedade. O estágio obrigatório é definido no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma, enquanto o não obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, podendo durar até dois anos em uma mesma empresa e devendo ser remunerado.
Por isso, caso tenha dúvidas, é de suma importância procurar a coordenação de seu curso e se informar sobre o assunto, além de estar atento(a) à Lei.