ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisadora de Harvard fala sobre pneumonia a estudantes da Unit e Fits

No Ciclo de Internacionalização para alunos de saúde, a imunologista brasileira Luciana Tavares fala sobre novas possibilidades de tratamento da doença

às 20h10
A imunologista Luciana Pádua Tavares, pesquisadora e pós-doutoranda da Harvard Medical School, falou aos alunos dos cursos da área de saúde do Grupo Tiradentes (Asscom Unit)
Compartilhe:

A imunologista brasileira Luciana Pádua Tavares, que atua como pesquisadora e pós-doutoranda da Harvard Medical School, em Boston (Estados Unidos), foi a palestrante convidada da segunda edição do Ciclo de Palestras de Internacionalização 2023, promovido nesta quinta-feira, 21, pela Gerência de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). No evento, aberto para todos os cursos de saúde das unidades do Grupo Tiradentes, incluindo o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), ela falou sobre a pneumonia, doença respiratória que tem uma grande incidência em todo o mundo e cuja preocupação com ela cresceu em meio à recente pandemia de Covid-19. 

A mediação do evento ficou a cargo da professora Patrícia Severino, docente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI/Unit) e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Segundo ela, o tema interessa a estudantes e profissionais de praticamente todas as áreas de saúde, pois preocupa a comunidade científica mundial e motiva uma série de pesquisas com novas possibilidades de prevenção e cura, sendo algumas com a participação da própria imunologista. 

“A pneumonia é uma doença que tem um alto índice de mortalidade, tanto entre crianças, adultos e idosos, que muitas vezes isso não é reportado perto de outras doenças. A Luciana está trazendo inovações e tratamentos que estão sendo desenvolvidos nos Estados Unidos, com novas terapias e novas drogas para serem utilizadas. Por ela ser pesquisadora, ela tem acesso a muita tecnologia e muito financiamento para pesquisas que aqui no Brasil nós não temos. Trazê-la faz com que nós tenhamos parceria, que abramos oportunidades aos nossos alunos e que se agregue mais conhecimento aos professores”, disse Patrícia. 

Na palestra, intitulada “Pneumonia: como ‘resolver’ esse problema?”, a brasileira fez uma ampla explicação sobre o funcionamento dos pulmões e sistema respiratório, quem são e como atuam os agentes causadores da doença (bactérias, vírus ou fungos), as atuais possibilidades de tratamento e o que está sendo estudado para melhorar as estratégias de controle e resolução da doença. 

Uma das pesquisas na qual Luciana atua em Harvard apura se as inflamações pulmonares podem ser ou não controladas a partir de substâncias que ativam as células do corpo que combatem as bactérias e restauram o tecido pulmonar. Essas substâncias são os chamados “mediadores pró-resolutivos” e podem ser derivadas do ômega-3, encontrado em suplementos ou alimentos como salmão, abacate e outros que produzem o HDL, também chamado de “colesterol bom”. 

“Alguns estudos já foram feitos com suplementação, inclusive em humanos. A gente observa que quando faz uma bolha na pele, os voluntários que não tomaram ômega-3 têm uma bolha muito maior, mais inflamada e com mais dificuldade de resolução e reparo. Isso ainda precisamos entender isso um pouquinho, mas o ômega-3 é super essencial não só para a resolução [de processos inflamatórios}, mas também para outras funções do organismo”, disse Luciana, que concluiu com uma recomendação bem-humorada: “Vamos comer sushi, hein, gente!

Acompanhando a ciência

Uma das estudantes que acompanharam a palestra foi Maria Victória Hora, do 2º período de Enfermagem, que considerou a palestra virtual como uma oportunidade imperdível de aprofundar seus estudos. “É uma oportunidade importante e única, porque é ampla, é uma parte de extensão do conhecimento durante a graduação. Não é algo que se pode deixar de acompanhar. O que me interessa é saber sobre a pneumonia, principalmente após a Covid-19. A ciência sempre está mudando, é muito variável, e é importante estar sempre acompanhando”, afirmou. 

Outra participante foi Catarina Cardoso Lima, aluna do 4º período de Biomedicina, que também gostou de assistir às explicações da pesquisadora brasileira. “Estou achando bem interessante, porque no momento a gente está aqui no Brasil, ela está lá nos Estados Unidos, e a gente consegue ter essa interação, ela consegue explicar esse assunto que é bem relevante, pois a pneumonia já matou muita gente. E é interessante saber mais sobre os tratamentos e os mecanismos de ação”, disse ela. 

Outras palestras

O Ciclo de Palestras de Internacionalização ainda terá mais duas palestras em outubro de 2023, sendo uma no dia 4 e outra no dia 30. Ambas serão voltadas para estudantes dos cursos de Medicina, mas outros detalhes ainda serão definidos e divulgados. Todas as palestras promovidas pelo Ciclo são gratuitas e abertas a estudantes e colaboradores, com transmissões para todas as unidades de ensino do Grupo Tiradentes.

“Esse ciclo existe para trazer mais conhecimento a partir de profissionais que estão vivendo, trabalhando ou fazendo pesquisa na região de Boston ou em outro país, cada um nas suas áreas. É uma forma de expandir a internacionalização e democratizar o acesso ao conhecimento”, define a assessora de Relações Internacionais da Unit, Stephanie Donald. 

Leia mais: 
Unit promove Ciclo de Palestras de Internacionalização
Agosto Branco alerta e conscientiza sobre o câncer de pulmão

Asscom Grupo Tiradentes

Compartilhe: