ESTUDE NA UNIT
MENU

Agosto Branco alerta e conscientiza sobre o câncer de pulmão

No Brasil, a doença é a terceira mais comum em homens e a quarta em mulheres

às 14h34
Compartilhe:

Além da cor laranja (combate à esclerose), da verde claro (combate ao Linfoma), da dourada (incentivo ao aleitamento materno) e da lilás (combate à violência doméstica contra a mulher), o mês de agosto também é considerado branco, em virtude da conscientização do câncer de pulmão. 

O câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens (18.020 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (14.540 casos novos), afetando, principalmente, pessoas entre 50 e 70 anos, aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Essa doença, apesar de ter grande incidência no país, é descoberta, na maioria das vezes, em estágios avançados. Apenas 16% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados nas fases iniciais, de acordo com o Centro de Tratamento de Câncer (CTCAN). 

As principais causas são o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco. Além disso, a exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão também favorecem o desenvolvimento dessa doença. 

Sintomas

Tosse (muitas vezes com sangue); escarro com sangue; dor no peito; chiado no peito; rouquidão; piora da falta de ar; perda de peso sem causa aparente; cansaço e fraqueza. 

Diagnóstico 

O diagnóstico pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Portanto, se você tiver algum dos sintomas acima, deve procurar atendimento médico. É importante lembrar que, embora o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco sejam os principais fatores de risco, o câncer de pulmão também pode ocorrer em pessoas que nunca fumaram ou não tiveram exposição ao tabaco. 

Como prevenir? 

Não fumar, praticar atividade física, evitar o tabagismo passivo e a exposição a agentes químicos (como arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil), presentes em determinados ambientes de trabalho.

Compartilhe: