ESTUDE NA UNIT
MENU

Ortodontia é tema de palestra na II Jornada de Odontologia


às 17h08
Compartilhe:
Palestrante Gustavo Barreto ladeado pelos profs. Sílvio Menezes e Temisson José

Palestrante Gustavo Barreto ladeado pelos profs. Sílvio Menezes e Temisson José

Muitas vezes, alunos que ainda estão cursando a graduação só começam a decidir qual especialização seguir ao término do curso, e por conta disso, e pela pressa em ter um certificado terminam por escolher a pós-graduação mais barata ou de menos qualidade.

Foi com esta preocupação que o ortodontista e coord. da pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial da Unit, prof. Gustavo Barreto, apresentou a palestra: Ortodontia – Como exercer uma ortodontia digna e apaixonante.

O tema foi apresentado no último dia da II Jornada de Odontologia, da UNIT, e atraiu estudantes curiosos em saber como buscar um diferencial no mercado em uma das especialidades que mais atrai formandos em Odontologia.

Segundo Gustavo Barreto, o intuito foi detalhar a importância de uma boa formação, com vistas a oferecer uma ortodontia de qualidade. “Busquei esclarecer à necessidade que todos temos em complementar nossa formação em instituições de qualidade, seja mestrados ou doutorados. Caso contrário, podemos cair no lado obscuro da profissão, onde os tratamentos oferecidos não são realizados de forma adequada, ocasionando sérias complicações aos pacientes”, afirmou.

Ainda segundo o palestrante, que possui doutorado em Odontologia, a área sofre constantes mudanças, principalmente relacionadas ao tipo de materiais utilizados nos tratamentos. “Além dos diversos tipos de aparelhos utilizados (fixo, removíveis, etc.), diversos componentes são empregados nos tratamentos, tornando obrigatória a constante atualização do profissional desta área”, salientou.

A Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal, que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligação periodontal e osso) dos dentes.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

“Hoje em dia, com os muitos avanços conquistados temos pacientes com até 70 anos utilizando aparelhos ortodônticos para correção de disfunções. Isto é possibilitado pela utilização de materiais mais leves e que não incomodam. Tudo fruto de pesquisas e esforço de profissionais com formação sólida e de qualidade, daí a importância com a especialização a ser cursada”, finalizou Gustavo Barreto.

Compartilhe: