ESTUDE NA UNIT
MENU

Intercambistas do ProMAI fazem a última reunião de preparação 

Alunos selecionados participam da última reunião preparatória antes do embarque para o exterior; acompanhados pelas famílias, eles repassam orientações e falam da expectativa

às 14h29
Alunos selecionados no ProMAI participam da última reunião preparatória presencial antes do embarque (Divulgação/Unit)
Alunos selecionados no ProMAI participam da última reunião preparatória presencial antes do embarque (Divulgação/Unit)
Stephanie Donald, assessora de Relações Internacionais da Unit
Marília Aragão Santos Parente, aluna do 8º período de Fisioterapia no Campus Aracaju Farolândia
Mateus Almeida Lima, aluno do 8º período do curso de Direito no Campus Itabaiana, e a mãe, Rosenilde Prata.
Compartilhe:

Ouvidos abertos, olhos atentos e muitas expectativas acompanham os estudantes selecionados na edição 2023-1 do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI 2023-1), promovido pela Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). Eles participaram nesta quarta-feira, 28, da segunda e última Reunião Pré-Embarque, um encontro preparatório no qual os estudantes e suas famílias recebem informações e orientações da Gerência de Relações Internacionais (GRI). A reunião aconteceu presencialmente, no auditório da Pós-Graduação (Campus Farolândia), mas também transmitido virtualmente. 

Ao todo, para esta etapa, 18 estudantes foram selecionados para fazer a mobilidade acadêmica, estudando por um semestre letivo em faculdades e universidades parceiras da Unit no exterior. São 16 alunos da Unit Sergipe e dois do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), que irão para 12 instituições de quatro países: Portugal, Espanha, México e Colômbia. Todos foram aprovados em um processo de seleção realizado na própria Unit e também foram aceitos pelas universidades parceiras.

Os participantes foram orientados quanto a documentos e procedimentos burocráticos internos e externos, que devem ser providenciados antes, durante e depois do intercâmbio. Eles ainda receberam dicas relacionadas à vida na cidade escolhida, aos cuidados com a documentação e com a saúde, ao planejamento financeiro e a como se adaptar às rotinas e culturas locais, além dos contatos que devem ser feitos em caso de emergência ou necessidade de atendimento mais especializado. 

“A gente faz um processo de comunicar todas essas dicas. Isso é importante porque, às vezes, uns acabam esquecendo, ou ainda estão envolvidos com a finalização do semestre, com as provas… Na verdade, já estamos em contato com eles desde o início, mas fizemos aqui um reforço das orientações que eles precisam estar atentos, ter em mente e organizar”, destacou a assessora de Relações Internacionais da Unit, Stephanie Donald. 

Ainda de acordo com ela, os familiares dos intercambistas também foram convidados para participar da reunião e de todo o processo de preparação, o que fortalece ainda mais o apoio. “Muitos alunos trouxeram os pais. A gente incentiva que os pais venham, e muitos pais ficaram online, porque estavam trabalhando. Esse é o momento de termos o contato físico, a comunicação olho a olho com os alunos e os pais. Fazemos interação, networking, e eles podem conhecer os outros alunos que também estão no processo de mobilidade”, explicou. 

A viagem dos alunos para o exterior acontecerá ao longo do segundo semestre deste ano, a depender da conclusão dos processos preparatórios e dos calendários de cada instituição. 

Ansiedade e sonhos

Entre os alunos, a ansiedade pelo momento de embarcar e chegar ao país escolhido se mistura com a satisfação de ver um sonho prestes a ser realizado. É o caso de Mateus Almeida Lima, que é de Lagarto (SE) e está no 8º período do curso de Direito no Campus Itabaiana. Ele conseguiu a aprovação para a mobilidade acadêmica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, após passar por outras duas tentativas. Seu interesse por estudar no exterior já vinha desde antes do início do curso. 

Mateus acredita que a experiência vai lhe trazer um grande crescimento pessoal e intelectual. “Eu poder ir para outro país, conhecer outra cultura e outras pessoas, poder viver sozinho numa capital europeia, como Lisboa… Eu imagino que esse é o principal. Que eu vou poder conseguir me tornar uma pessoa mais vivida, mais inteligente… ter contato com um outro mundo, praticamente”, afirmou ele, que estava acompanhado da mãe, Rosenilde Prata. “A gente se realiza também, vendo o filho se realizando. Porque ele tinha o sonho desde criança de fazer intercâmbio. E agora chegou a oportunidade”, disse ela, tentando segurar a emoção. 

Já a aluna Marília Aragão Santos Parente, do 8º período de Fisioterapia no Campus Farolândia, em Aracaju, prepara-se para passar um semestre na Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMex), em Toluca (México). A inspiração veio da irmã gêmea, Natália, que é do último ano de Enfermagem, também na Unit, e acabou de voltar da mobilidade acadêmica que fez na Universidad de Boyacá, em Tunja (Colômbia). “Eu pensei: ‘Se ela vai, eu também quero viver essa experiência’. Foi mais ela quem me despertou essa vontade’”, resumiu, acrescentando que sempre pensou na oportunidade de fazer algo fora do Brasil durante a vida acadêmica

“Eu acho que vai me agregar muito. Tanto no modo como as coisas serão ditas para mim, por professores que têm visões diferentes da Fisioterapia, terei essa questão internacional da profissão mais contextualizada… Além do que vou aprender mesmo no curso, também vou aprender questões sociais diferentes. E também querendo ou não, é uma experiência única. Eu posso colocar na minha graduação que eu fiz um semestre no México!”, comemora Marília.  

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: