ESTUDE NA UNIT
MENU

Os segredos e vantagens dos alimentos que compõem a “xepa”  

Considerados básicos ou de baixo valor, alimentos como feijão, arroz, ovo, limão, goiabada e miúdos de boi também são fontes de nutrientes (e podem ser bem saborosos)

às 14h56
Popularizada pelo programa BBB, a alimentação da “xepa” é restrita aos alimentos básicos e de baixo valor, mas que também pode ser nutritiva (Reprodução/TV Globo)
Popularizada pelo programa BBB, a alimentação da “xepa” é restrita aos alimentos básicos e de baixo valor, mas que também pode ser nutritiva (Reprodução/TV Globo)
Compartilhe:

“Olha a xepa!”. O grito é bem conhecido das feiras livres e serve para anunciar a venda de produtos que perderam parte da qualidade e, por isso, teriam o preço reduzido. Ao longo do tempo, a expressão passou a designar os alimentos considerados de pouco valor, muito baratos e de baixa qualidade. O nome ficou mais popular com o reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, que baseou a disputa entre seus participantes em uma divisão de dois grupos dentro do confinamento: o VIP (do inglês very import person) e o “Xepa”. 

“No âmbito do BBB, a Xepa representa o grupo que terá acesso a uma menor variedade de alimentos, ou seja, uma alimentação restritiva”, diz a professora e tutora Romy Gleyse Chagas Barros, do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), explicando que alimentos que compõem a xepa são os considerados básicos para a alimentação do brasileiro, como o feijão e o arroz, fundamentais e os considerados de baixo custo, como o fígado, a moela e o rabo de boi. Também entram nesta categoria alimentos como farinha, macarrão instantâneo, pão, leite em pó, café, ovo, banana da terra, limão, laranja, goiabada e rapadura.

Apesar da imagem depreciativa, e muito além do baixo custo, a “Xepa” tem também os seus benefícios à saúde, sobretudo no aspecto nutricional. “A maioria dos alimentos ofertados na Xepa possuem nutrientes benéficos. Por exemplo: o arroz, a farinha, o pão e o macarrão são fontes de carboidratos, que possuem como principal função o fornecimento de energia. Os ovos e os miúdos (fígado, moela, rabo de boi) são fontes de proteínas, assim como de minerais (cálcio, ferro, fósforo) e vitaminas (A, complexo B, D). As frutas como o limão e a laranja são fontes de vitamina C, fibras e compostos antioxidantes”, lista Romy.

A nutricionista salienta, contudo, que a Xepa tem baixa variedade de alimentos, e que alguns deles, se forem consumidos com constância, podem resultar em problemas de saúde a longo prazo. É o caso do macarrão instantâneo, que possui altos teores de sódio em sua composição, e do rabo de boi, que guarda em si uma concentração elevada de gordura.

Sabor de xepa

E o sabor? A discussão foi levantada a partir de uma reclamação feita publicamente por um dos participantes do BBB, o ator Gabriel Santana, que vem amargando várias semanas consecutivas como escolhido para ficar no grupo Xepa, e assim permanecendo na dieta restrita. “A comida da Xepa está ficando difícil, não sei quantas semanas seguidas eu estou na Xepa, mas o sabor da comida da Xepa já está começando a me incomodar demais”, criticou.

Não é o que pensa a professora Romy Gleyse. Ela garante que, se preparados adequadamente, os alimentos da “xepa” podem ser muito saborosos. Principalmente os considerados “menos convencionais”, como o rabo de boi, a língua de boi e a moela, que devem seguir algumas dicas para o seu preparo. A professora da Unit dá aqui algumas delas: 

Rabo de boi: lavar em água corrente, retirar o excesso da capa de gordura e escaldar por 20 minutos com água, limão ou vinagre. O rabo de boi possui uma excelente quantidade de colágeno e, portanto, pode ser utilizado para o preparo de ensopados.

Língua de boi: lavar em água corrente, e cozinhar em panela de pressão, de 40 minutos a 1 hora. A língua pode ser previamente marinada com vinagre ou limão ou ainda esses ingredientes podem ser adicionados ao seu cozimento junto a outros condimentos. Após o cozimento a pele que reveste a língua deve ser removida.

Moela: lavar em água corrente, remover a membrana amarela presente na carne e marinar em água com limão ou vinagre e outros condimentos.

Dica de receita:

Pensou fazer alguma coisa diferente com a comida da Xepa? Aqui vai uma receita sugerida pela professora Romy Gleyse: 

Língua de boi braseada na cerveja preta com purê de banana da terra

Ingredientes para a língua de boi braseada

  • 1 língua bovina 
  • 3 cebolas
  • 2 cenouras
  • 6 dentes de alho 
  • 350 ml de Cerveja preta 
  • 2 limões taiti 
  • Fundo de carne 
  • Amido de milho 
  • Sal 
  • Alecrim 
  • Louro 
  • Pimenta do reino 
  • Óleo de soja ou manteiga

Modo de preparo:

1. Lave a língua de boi em água corrente. Esfregue bastante limão por toda a carne, e depois reserve.
2. Em uma panela de pressão refogue a cebola, o alho e a cenoura. Adicione a cerveja, o fundo de carne, a língua, previamente lavada para remover o excesso de limão, e os temperos. Deixe cozinhar de 40 minutos a uma hora, após pegar pressão.
3. Em seguida, retire a pele da língua e corte em cubos. Reserve o caldo em que a língua foi cozida.
4. Numa panela, refogue a cebola e o alho em óleo ou manteiga e coloque a língua em cubos. Adicione o caldo coado e deixe reduzir. Se julgar necessário, adicione amido de milho para encorpar o caldo. Ajuste os temperos e sirva com o purê de banana da terra.

Ingredientes para o purê de banana da terra

  • 200 g de banana da terra madura 
  • 90 ml de leite integral ou leite de coco

Modo de preparo:

1. Cortar as extremidades da banana.
2. Em uma panela, cobrir as bananas com água e cozinhá-las até ficarem macias. Escorrer e descascar.
3. Transferir as bananas ainda quentes para o liquidificador e bater com o leite ou leite de coco fervido até obter a textura de purê. Se desejar, condimente o purê. Sirva com a língua de boi braseada.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: