MENU

Alimentos que auxiliam no aumento da imunidade

Manter o sistema imunológico fortalecido é essencial para a qualidade de vida

às 10h45
Compartilhe:

O corpo humano possui barreiras de proteção contra agentes infecciosos, como fungos e bactérias. Um conjunto de células e órgãos trabalham juntos para formar essas barreiras que são, na verdade, o nosso sistema imunológico, responsável por defender o corpo e mantê-lo saudável. Quando a imunidade está baixa, é comum que sintamos um cansaço excessivo, febre frequente, além de demorarmos a melhorar de uma gripe ou desenvolver sintomas mais graves, também apresentamos infecções recorrentes, queda de cabelo, fraqueza, amigdalite, herpes e outros.

Para garantir o fortalecimento do sistema imunológico, é importante manter um estilo de vida saudável através dos exercícios físicos, bons hábitos de higiene, não fumar, consumir bebidas alcoólicas de forma moderada e ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes.

Alguns alimentos que podem ajudar a fortalecer a imunidade são aqueles ricos em vitamina C como laranja, limão e acerola, além deles, aqueles que possuem vitamina A também são importantes, como vegetais e frutas com a cor laranja, por exemplo, a cenoura e o mamão, e peixes. Além destes, os alimentos que possuem vitamina E em sua composição como nozes, linhaça e, até mesmo, a gema do ovo.

Outros alimentos famosos por auxiliarem no aumento da imunidade são aqueles verde-escuros, isso porque são ricos em ferro e ácido fólico. Entram na lista o brócolis, espinafre e couve. Por fim, a vitamina D também merece destaque, ela pode ser regulada através da exposição diária ao sol, mas, quando se fala em alimentação, ela está presente em peixes como salmão e sardinha.

Compartilhe: