Dentro do mercado de trabalho, é comum que possamos nos deparar com classificações profissionais, por exemplo, de cargos nomeados como júnior, pleno ou sênior. Eles são utilizados como uma espécie de “métrica” de acordo com o tempo de experiência do profissional, maturidade e complexidade das tarefas que ele irá desempenhar. Apesar de existirem variações entre as empresas e áreas de atuação, é possível definir algumas particularidades destes cargos, confira a seguir o que caracteriza um profissional de nível sênior.
A principal característica é o tempo de experiência do profissional sênior. Ele precisa ter, no mínimo, 10 anos em determinada área. Além disso, ele é considerado mais preparado e visto como referência, por conta de suas experiências profissionais, consegue auxiliar outros funcionários, tomar decisões difíceis, possui maturidade emocional e profissional para lidar com adversidades e pode liderar equipes.
Normalmente, um profissional sênior possui na bagagem diversas habilidades, certificados, conquistas, cursos e pós-graduações que irão ajudar a desempenhar suas funções, mas sem abrir mão de bons relacionamentos interpessoais, da autonomia e do trabalho em equipe.