ESTUDE NA UNIT
MENU

Fim do home office? Levantamento revela queda na oferta de vagas

Retomada da economia desencadeou tendência de diminuição da oferta de vagas para trabalho home office, mas oferta permanece em alguns setores

às 11h30
Em setores como os de serviços e de tecnologia, a adesão à modalidade home office permanece em alta (Unsplash)
Em setores como os de serviços e de tecnologia, a adesão à modalidade home office permanece em alta (Unsplash)
Compartilhe:

Popularizado ao longo do período de pandemia da Covid-19, o trabalho home office abrangeu diversas áreas profissionais, inclusive a da saúde, na qual a telemedicina se destacou como algo inovador. Com a retomada da economia, o movimento que vem sendo notado por empresas especializadas em carreiras e mercado de trabalho é uma queda na oferta de vagas nesta modalidade, apontando para um possível fim do home office. 

Um levantamento feito de 1º de outubro a 8 de novembro pela Cortex, empresa de inteligência de vendas B2B, mostrou que, das mais de 429 mil oportunidades abertas, mapeadas nos 15 principais portais de vagas do país, somente 39,3 mil citam o home office na descrição, o que corresponde a 9,16% do total.

O levantamento mostrou ainda que os setores de Serviços (4.569) e Tecnologia da Informação (3.686) são os que tiveram maior número de vagas no modelo remoto, somando 8.255 oportunidades. Em seguida, estão os setores de Varejo, com 1.745; Financeiro, com 893; e Indústria, com 643.

“Os dados também mostraram que o setor de tecnologia tem a maior adesão ao home office. Isso porque a própria atividade possibilita que o profissional possa trabalhar de casa. Além disso, é também uma forma de atrair profissionais em meio à dificuldade de contratação de mão de obra especializada”, pontuou Janaína Machado, gerente do Tiradentes Carreiras. 

Em relação ao porte das empresas com vagas abertas para home office, o levantamento apontou que 55% são micro, 19% grande, 17% pequeno e 9% médio. Outro levantamento, feito pela Gupy, mostra que, do total de vagas publicadas na plataforma de recrutamento e seleção atualmente, 10,36% são remotas. Em 2021, eram 10,45% no mesmo período.

“Diversas pesquisas apontam o home office como o modelo de trabalho preferido entre muitos colaboradores. Sem falar que essa modalidade possibilita a busca por profissionais especializados por todo o país”, ressalta Janaína. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: