ESTUDE NA UNIT
MENU

Se “é preciso saber viver”, o que é e como “saber viver”? 

Saber viver é sempre recomeçar de onde parou, sem esquecer a sua história, destaca professora de Psicologia da Unit

às 11h54
Para psicóloga, “saber viver” é conhecer e dar prioridade ao que faz a pessoa feliz, e ao que dá sentido à sua vida (Unsplash)
Para psicóloga, “saber viver” é conhecer e dar prioridade ao que faz a pessoa feliz, e ao que dá sentido à sua vida (Unsplash)
Compartilhe:

A recente morte do cantor e compositor Erasmo Carlos (1941-2022) fez muita gente cantar, lembrar ou pensar sobre os versos de uma de suas canções mais emblemáticas, composta em parceria com Roberto Carlos. Eles trazem uma reflexão necessária: “É preciso saber viver”. Mas, afinal, o que é “saber viver”? E como “saber viver”? 

A letra em si nos convida a pensar a respeito da vida, das decisões que precisamos tomar ao longo da nossa trajetória e as consequências dessas escolhas. A canção é enfática ao destacar em seu refrão que, em meio a tantos caminhos e decisões a serem tomadas, é preciso saber viver. “Toda pedra no caminho / você pode retirar / numa flor que tem espinho / você pode se arranhar / Se o bem e o mal existem, / você só pode escolher. / É preciso saber viver”, diz a música. 

“Saber viver é saber o que é importante para você, o que é prioridade, o que te faz feliz, o que dá sentido a sua vida. É viver o aqui e o agora, aproveitar cada momento presente. Muitas das vezes não damos conta de enxergar o que estamos ganhando com certas situações e o que estamos perdendo quando deixamos nossa mente achar que reclamando estamos liberando o que nos incomoda”, ressalta a psicóloga Vladya Lira, professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco).

Saber viver em sua essência é, segundo a psicologia, entender e aceitar que somos feitos de sentimentos, os quais têm sua função determinada em nosso processo evolutivo. “Saber viver é sempre recomeçar de onde parou, sem esquecer a sua história. É aceitar que cada  sentimento presente em nosso ser tem sua função no nosso processo de crescimento, e cabe a nós saber lidar da melhor forma com os impulsos gerados por cada sentimento desse, a exemplo, da raiva, tristeza, medo. Saber lidar com as emoções e retirar o que há de bom em cada experiência é um bom caminho para saber viver bem”, orienta Vladya.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: