Arrumar as malas e viajar é um dos desejos mais sonhados pelas pessoas. Se o destino for no exterior, aí a vontade aumenta. Os viajantes devem ficar atentos à documentação necessária que precisa levar para que não passe por nenhum problema durante a viagem. Os requisitos dos documentos vão depender do país de destino.
Uma dica importante é ter uma pasta de documentos, seja física ou online, na qual seja possível acessar e cumprir as exigências de forma rápida e segura. No caso da viagem ter o objetivo de ser uma experiência de intercâmbio, as exigências podem aumentar e consequentemente surge a necessidade de se comprovar mais coisas.
O fato de ser brasileiro possibilita a entrada em mais de 90 países, o que é resultado de acordos políticos entre seus respectivos governos centrais. Um exemplo disso é a livre circulação entre os países que fazem parte do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, que não exigem visto e nem o próprio passaporte. Para entrar neles e ficar por até 90 dias, basta apresentar a carteira de identidade (RG), e isso se repete em praticamente todos os países da América do Sul, com exceção de Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Confira a lista dos principais documentos exigidos:
- Passaporte;
- Visto a depender do país;
- Carteira de identidade com foto para os países com relações internacionais com o Brasil;
- Comprovante das reservas da hospedagem;
- Comprovante financeiro com a quantidade mínima exigida para poder entrar no país;
- Comprovante de seguro saúde internacional, alguns países exigem cobertura específica para determinadas situações;
- Atestado de saúde a depender do destino;
- Certificado Internacional de Vacinação.
Asscom | Grupo Tiradentes