ESTUDE NA UNIT
MENU

Tendência: conteúdos dos studygrams podem auxiliar o aprendizado

Studygrams são pessoas que criam perfis no Instagram para passar dicas de estudo a outros alunos da mesma área de interesse.

às 20h01
Perfis do Instagram, como o da aluna de Medicina Bibiana Onuki, da Unit Alagoas, vêm sendo mais utilizados para passar dicas e informações que ajudem os estudantes (Reprodução)
Perfis do Instagram, como o da aluna de Medicina Bibiana Onuki, da Unit Alagoas, vêm sendo mais utilizados para passar dicas e informações que ajudem os estudantes (Reprodução)
Compartilhe:

O mundo da internet surpreende com a vasta possibilidade de acesso a informações que podem ajudar em tarefas diárias. Uma tendência que vem surgindo são os studygrams, pessoas que utilizam o Instagram para passar dicas de estudo a outros alunos da mesma área de interesse.

Os perfis disponibilizam para seus seguidores curiosidades da formação, resumos, apostilas, constroem mapas mentais, e, principalmente, dão dicas de como criar uma rotina organizada de estudos. A dimensão desse universo é tão grande que a hashtag “studygram” tem mais de 16,5 milhões de postagens no Instagram. Já a hashtag voltada para o público brasileiro, #studygrambr, já ultrapassa a marca de 1 milhão de menções.

Bibiana Onuki, advogada e hoje estudante do 8º período de medicina no Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), reúne mais de 5 mil seguidores em seu perfil, @medicinahiperativa, e compartilha o dia a dia dos acadêmicos de medicina diariamente.

“Tudo começou quando eu ainda estava prestando vestibular, fazia mais de 10 anos que eu estava longe do ensino médio, seria minha segunda graduação e eu achei que seria uma boa ideia compartilhar essa jornada com as pessoas. Agora já dentro do curso, compartilho o que acontece no dia a dia. Produzo conteúdo mais para stories, os posts de feed eu deixo voltado para algum conteúdo interessante também referente a faculdade e divulgações”, descreve ela.

Bibiana afirma que, através do studygram, quer ajudar as pessoas a conseguirem alcançar o sonho de estudar medicina. “Acredito que o impacto no seguidor é muito positivo, pois além do dia a dia da medicina compartilho meus resumos, o que ajuda nos estudos deles. Além disso, sempre que tem um congresso importante, oportunidades de publicações e materiais interessantes eu compartilho com o pessoal e isso cria a oportunidade de melhorarem os currículos. O Instagram virou um facilitador de acesso a conteúdos importantes”, destaca.

Com o volume de publicações só aumentando a cada dia, o estudante que está interessado em consumir essas informações tem que ficar atento à qualidade do que é compartilhado. Validar com fontes confiáveis o conteúdo do studygram que se quer usar, assim é possível evitar o consumo de informações falsas.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: