Nas festas e em comemoração, muita gente acaba exagerando no consumo de bebidas alcoólicas, causando alterações no organismo. Esse excesso pode causar muitos malefícios, por isso, é ideal ficar atento aos sinais que o corpo fornece.
Quando se consome bebida alcóolica em excesso, se tem uma overdose, que é o exagero de quantidade de qualquer substância no corpo. Com isso, várias reações acontecem no organismo. Vômitos, tontura, euforia ou depressão, perda da inibição e outros sinais. Já no dia seguinte, acontece a ressaca, em que a pessoa que bebeu demais fica com algum desses sintomas e outros, como dor de cabeça e sensação de boca seca.
O uso excessivo do álcool a longo prazo pode causar problemas ainda maiores ao organismo. Estimula a irritação da mucosa estomacal, causando a gastrite, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, hepatite, cirrose, distúrbios do sistema nervoso e danos a órgãos como fígado, coração e pâncreas.
Por isso, é necessário tomar cuidado ao beber. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja consumido até 30g de álcool por dia. Isso significa que a quantidade deve ser de até três copos de chope ou uma dose de uísque. Essa ação evita danos maiores ao organismo. É ideal então não consumir álcool em excesso, se alimentar antes e durante e revezar entre um copo de bebida e um de água.