ESTUDE NA UNIT
MENU

Como regularizar a alimentação após as festas de fim de ano

Disciplina e constância são regras para quem ‘chutar o balde’ nas festividades; a melhor dica é recomeçar e ingerir muita água, frutas e vegetais

às 15h40
Para comer à vontade durante as ceias e confraternizações de fim de ano, é preciso manter uma alimentação saudável e regrada nos outros dias (Nicole Michalou/Pexels)
Para comer à vontade durante as ceias e confraternizações de fim de ano, é preciso manter uma alimentação saudável e regrada nos outros dias (Nicole Michalou/Pexels)
Compartilhe:

O fim de ano é sinônimo de banquetes, comidas deliciosas e apetite fora da curva diante de uma mesa farta na noite de Natal e no Réveillon. Isso sem falar nas mais diversas confraternizações que ocupam todo o calendário de dezembro. E nos esforços diários para manter a consciência tranqüila, o peso em dia e a saúde em bom estado, é importante jogar o sentimento de culpa na lata do lixo, comer com consciência e prazer, retornando aos bons hábitos alimentares tão logo após ‘enfiar o pé na jaca’.

Numa dica balanceada, a professora Danielle Alice, do curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), alerta para os cuidados com a alimentação durante as festividades de fim de ano. 

“O ideal é tentar mesmo nesse período não sair tanto da rotina, assim o melhor caminho é planejar o dia atípico. Por exemplo, se tem uma ‘confra’ à noite, tentar manter a dieta dentro do planejado pelo dia. Mas, se realmente chutar o balde no fim de ano, simplesmente recomece. Não adiantará ficar se punindo. Comece do básico que funciona: aumentar a hidratação, consumir mais frutas e vegetais, praticar exercícios regulares e reduzir o consumo de ultraprocessados”, indica.

E ao destacar a importância da disciplina e constância na reorganização alimentar, Danielle ressalta o papel importante do profissional de Nutrição. “A melhor forma de retomar é procurar um profissional que lhe guie nesse processo. Neste caso, o profissional habilitado para prescrição de dietas é o nutricionista. Além disso, no Brasil, nós temos um guia de alimentação saudável gratuito para a população. Ele tem regras fáceis e práticas, como ‘desembale menos e descasque mais’, fazendo alusão à importância de comer mais produtos naturais e evitar industrializados”, aponta. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: