ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça as principais características de um gestor de empresa

O gestor responsável pela administração de uma empresa deve ter experiência no ramo, estar antenado com as tecnologias e desenvolver habilidades

às 20h27
O metaverso é um dos ambientes de desenvolvimento de novas tecnologias e modelos, que podem ser aproveitados pelos gestor de uma empresa (Shutterstock)
O metaverso é um dos ambientes de desenvolvimento de novas tecnologias e modelos, que podem ser aproveitados pelos gestor de uma empresa (Shutterstock)
Compartilhe:

Liderar equipes, organizar recursos e tomar decisões necessárias para a empresa se manter no mercado de forma positiva são algumas das atribuições do gestor na administração de uma empresa. E o que é necessário para o desempenho desse papel com excelência e obtenção de resultados positivos? 

De acordo com a professora Ivânia Souto, coordenadora operacional dos cursos de Administração da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), um gestor de sucesso precisa se comunicar de forma eficaz e estar sempre aberto a novos conhecimentos.

“Ele precisa saber abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica, compreender o ambiente externo e interno das organizações, analisar e resolver problemas e/ou oportunidades, compreender para aplicar o potencial das tecnologias na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades, gerenciar recursos, estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para os resultados”, afirma ela.

Com olhos na vanguarda do mercado empresarial, o gestor é a pessoa que conduz a empresa para o futuro. E o atual presente aponta os desafios da tecnologia para uma atuação inovadora, com aplicação de habilidades em novos contextos. Um exemplo disso está em ambientes como o metaverso, no qual as pessoas podem interagir através de avatares no ciberespaço, como uma espécie de reflexo do mundo real, e que vem sendo aproveitado inclusive por empresas, as quais buscam incrementar os negócios e aprimorar seus modelos de gestão.

“Muitas empresas acreditam que qualquer um pode ser gestor e o mercado mostra que não é bem assim. É preciso formação, conhecimento, vivência. Quando conquistamos esse reconhecimento, precisamos nos manter atualizados, em dia com as tecnologias e metodologias que ajudam na implantação de modelos de gestão”, destaca Ivânia.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: