Uma alimentação saudável exige o consumo de alimentos e nutrientes que contribuem com o bom metabolismo orgânico. Para tanto, é necessário ter a consciência de que, enquanto o alimento é aquele produto de origem animal, vegetal, mineral ou sintético que fornece às pessoas a energia de que precisam para crescer, andar, correr, pensar, respirar e dormir, os nutrientes são substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções vitais no organismo. Entre esses nutrientes, estão os carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais, fibras e a água.
“O consumo de nutrientes deve ser dentro das recomendações apropriadas para cada indivíduo, pois a dieta é individualizada. Para um adulto, recomenda-se em termos percentuais de 10% a 20 % de proteína; 50% a 60% de carboidratos e 30% de lipídeos – levando em consideração um adulto saudável num cardápio de 24hs”, explica o professor-doutor Hugo Xavier, coordenador operacional dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
Inclusive, é importante observar combinações alimentares indicadas para uma melhor absorção de nutrientes durante a alimentação. “Um exemplo disso é a melhoria da absorção de ferro com a presença de vitamina C; e o consumo excessivo de bebidas a base de cola impede a absorção de cálcio”, destaca Xavier.
Asscom | Grupo Tiradentes