ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana de Saúde conscientiza colaboradores do Grupo Tiradentes

Terapias, dinâmicas e avaliações médicas buscam incentivar os colaboradores a melhorarem os próprios cuidados com a saúde física e a saúde mental

às 21h12
A Semana de Saúde e Segurança voltada para os colaboradores das unidades promove ações que incentivam a melhoria dos cuidados com a saúde física e mental
A Semana de Saúde e Segurança voltada para os colaboradores das unidades promove ações que incentivam a melhoria dos cuidados com a saúde física e mental
Compartilhe:

Os colaboradores do Grupo Tiradentes participaram, ao longo desta semana, de uma programação especial voltada aos cuidados com a saúde, tanto do corpo como da mente. As atividades marcam a Semana de Saúde e Segurança do Trabalho, promovida pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) das unidades mantidas pela companhia. 

O objetivo, além de orientar e reforçar as noções de segurança do trabalho, é conscientizar cada colaborador sobre a importância de dar uma atenção maior e melhor à própria saúde, seja através das consultas médicas e exames periódicos, ou através das atividades físicas diárias, ou mesmo de práticas que ajudam a reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. “Ter uma instituição preocupada com o seu principal ativo é algo que me orgulha muito. Nossa prioridade é, sim, cuidar das pessoas, seja nosso aluno ou seja nosso colaborador”, define o presidente do Grupo Tiradentes, professor Luciano Klima.

“A gente, desde pequeno, é acostumado a cuidar de doenças orgânicas. A gente cuida de uma gripe, de uma pneumonia, de uma doença cardíaca, mas a gente nunca foi acostumado a tratar doença mental”, diz a médica do trabalho Marília Cerqueira Uchôa, que coordena a organização da Semana. Ela reforça a importância de uma perfeita sintonia entre a saúde mental e a corporal. “É muito importante que a gente cuide do orgânico, ou seja, do físico, mas também da mente e do espírito. Não dá pra gente cuidar do físico e deixar a saúde mental de lado, principalmente hoje em dia”, acrescenta.

A programação da semana começou na última quarta-feira, com um bate-papo sobre dependência tecnológica (transmitido para todas as instituições do GT) e seguiu com uma série de atividades para os colaboradores, como palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, terapias manuais, exames periódicos, avaliações médico-odontológicas e testes rápidos para doenças como Aids, hepatite e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Os colaboradores também passaram por treinamentos de primeiros-socorros (Suporte Básico para Leigos).

Ao dar importância para os cuidados com a saúde em suas rotinas e práticas, o colaborador pode realizar mudanças no seu dia a dia e, em consequência, ganha para si uma vida mais saudável e tranquila. Tais ganhos também se refletem em um melhor serviço prestado no dia-a-dia para os alunos e para o público externo. “Isso incentiva as pessoas a cuidarem de si em primeiro lugar, para poderem ajudar melhor os outros. Aprendemos coisas que a gente pode praticar tanto na instituição, caso algum colega venha a precisar, como também fora. Serve de exemplo para as outras pessoas, que acham legal as nossas ações e vão querer fazê-las também”, afirma a técnica de segurança do trabalho Janaína Bezerra, do SESMT. 

As atividades serão encerradas neste sábado, 19, com uma caminhada e corrida no Complexo Esportivo do Campus Farolândia, em Aracaju, e um treinamento da Brigada de Incêndio no Bloco D do Campus Amélia Uchoa, em Maceió. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: