ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais os benefícios da meditação para a saúde física e mental?

Atividade gera inúmeros benefícios para o praticante

às 12h52
Compartilhe:

A meditação é uma atividade que promove o relaxamento, concentração e calma, trabalhando a postura e a respiração. A prática gera inúmeros benefícios para a saúde do praticante, afinal, o seu objetivo é trabalhar e agir na mente, aumentando o foco e auxiliando no trabalho e estudo. 

Na parte física, a meditação também promove a saúde. Ela ajuda no controle da pressão alta, é tratamento de distúrbios alimentares, melhora a postura e dores na coluna, auxilia na respiração e alivia dores. 

Para realizar a meditação, é preciso estar em um local calmo e silencioso, para que o relaxamento seja completo. É necessário encontrar uma posição confortável – a lotus é a mais tradicional, em que o praticante fica sentado com as pernas cruzadas e os pés sobre as coxas, pouco acima dos joelhos, e a coluna ereta. Também é importante se concentrar na respiração, inspirando e expirando por 4 segundos em cada. Depois, é só focar no momento.

A atividade tem seus benefícios em cada hora do dia. Se feita pela manhã, ela ajuda o praticante a começar o dia relaxado e mais saudável. À tarde, proporciona um intervalo das tarefas da rotina e recarrega as energias. Já à noite, promove uma boa noite de sono, calma e descanso.

Compartilhe: