ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana de Pesquisa e Extensão valoriza a práxis do estudante

O evento reúne os resultados das atividades de extensão que foram realizadas no último ano, além de ser um momento de troca de experiências entre os participantes

às 20h42
Compartilhe:

Eventos universitários podem ser o ambiente propício para apresentar resultados e promover discussões. Prova disso, é a Semana de Pesquisa e Extensão (Sempex) realizada pela Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e pelos Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco), que tem como finalidade prestar contas à comunidade sobre o que foi desenvolvido no último ano nas ações extensionistas da instituição.

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, cada Unit, em suas respectivas cidades, promove uma programação específica, que começou nesta terça-feira, 8, e vai até sexta-feira, 11, com palestras, mesas redondas, apresentação de trabalho e minicursos. As programações completas estão disponíveis no site da Sempex. 

A assessora da Coordenação de Extensão da Unit Sergipe, Cristiane Santana, explica que a extensão é um dos tripés que formam a universidade. “O evento é um momento de dialogar e dar suporte para que os alunos possam se integrar cada vez mais com o propósito de extensão universitária que é a práxis na comunidade”, define.

Como a Semana reúne alunos de todos os cursos e de diversos períodos, os temas que encabeçam as atividades são sempre plurais. “É um evento que faz com que os participantes se confrontem com diferentes áreas e cada aluno vai escolher o que vai ser aproveitado para sua formação e aplicação no mercado de trabalho”, destaca Cristiane.

A Semana de Extensão (Semex) acontece há 16 anos e hoje está em uma dimensão maior por ter se juntado à Semana de Pesquisa da Unit. Ele é destinado a alunos, professores e pesquisadores do Grupo Tiradentes e outras Instituições de Ensino Superior da região Nordeste, assim como ao público interessado  em pesquisa, extensão, tecnologia e inovação. 

“A extensão universitária tem como protagonista o aluno e seu trabalho impacta a comunidade. Esse é um processo de construção que vai muito além dos muros da universidade. Proporciona ao estudante desempenhar o seu melhor”, conclui a assessora.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: