Várias técnicas podem auxiliar no processo de aprendizagem com aproveitamento
Na graduação, com várias matérias em cada semestre e diversos assuntos, com provas e atividades, os estudantes ficam nervosos e com pressa, querendo aprender o mais rápido possível. Mas é possível aprender melhor e depressa? A resposta é: sim. Existem técnicas que podem auxiliar na aprendizagem, garantindo maior aproveitamento.
Dicas
O primeiro passo na hora de aprender com aproveitamento é descobrir o que funciona no individual. Cada pessoa tem seu modo de apreensão e registro de informações, por isso, é necessário descobrir o estilo próprio. Existem diversas formas de estudo: escrever resumos, ver vídeos, anotar tópicos importantes, estudar o que foi visto em sala de aula no mesmo dia e fazer perguntas a si mesmo são exemplos de técnicas.
O estudo
Estudar demanda tempo e dedicação, por isso, é mais que importante reservar um tempo para essa atividade, 30 minutos, 1 hora, 2 horas.. o período pode variar. Mais uma vez, quem define isso é o próprio estudante, depois de observar seus afazeres. Também é preciso se atentar nas matérias: é necessário não focar apenas em uma, mas em todas que estão na grade. Organizá-las, seja em ordem cronológica, ou de dificuldade, auxilia no processo.
Ajuda
Ajuda nunca é demais! Se está difícil estudar sozinho, o ideal é poder compartilhar dúvidas. Fazer um grupo de estudo com outros alunos é uma dica legal. Juntos, perguntas podem ser feitas e dúvidas esclarecidas, além de proporcionar um ambiente descontraído de identificação.
Também existem várias plataformas e aplicativos que visam ajudar estudantes, entregando vídeo-aulas, resumos e exercícios. Outra alternativa é buscar os próprios professores da faculdade: eles estão ali para ajudar e vão esclarecer questionamentos e revisar assuntos.