ESTUDE NA UNIT
MENU

UNIT-PE e IJCPM se unem para incluir jovens de baixa renda no ensino superior

Intenção é conceder bolsas de estudo e permitir a atuação de estudantes do centro universitário em atividades de extensão, nas comunidades do Pina e de Brasília Teimosa. Programa em elaboração

às 14h59
Compartilhe:

Jovens de baixa renda das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa e já atendidos pelo Instituto JCPM (ijcpm.com.br) poderão vislumbrar novos horizontes para o futuro, dentro da formação de ensino superior. Uma visita técnica às instalações do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-PE) – integrante do Grupo Tiradentes – deu início à formulação de uma parceria para viabilizar o ingresso desses jovens no mundo acadêmico. Pelo programa, que está sendo elaborado, haverá a concessão de bolsas de estudo.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (01/08), na sede da instituição de ensino, na Imbiribeira. O evento contou com a participação do presidente do Grupo JCPM (jcpm.com.br), o empresário João Carlos Paes Mendonça, do fundador e membro do conselho administrativo do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa, do presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, além do educador, conselheiro do Grupo Tiradentes e professor emérito da UFPE, Mozart Neves Ramos. Também estiveram presentes representantes do Instituto JCPM (ijcpm.com.br) e de jovens do Pina e de Brasília Teimosa.

Bolsas de estudo – Conforme o programa, a Unit-PE e o IJCPM concederão bolsas de estudo parciais e integrais, com descontos que poderão variar entre 50%, 70% e 100%. A seleção será feita pela Comissão Permanente de Processo Seletivo da UNIT-PE (Compese), onde serão observados histórico escolar, redação e entrevista sobre projeto de vida. Além disso, o candidato deverá estar matriculado no pré-universitário do IJCPM.

“Sem dúvida nenhuma irá reforçar nosso trabalho e beneficiar esses jovens estudantes, que vêm da escola pública, para que eles tenham oportunidade de estudar e crescer na vida”, pontuou o empresário João Carlos Paes Mendonça. Para ele, a educação é um meio de melhorar a vida das pessoas. A reitora da Unit-PE (pe.unit.br), Vanessa Piasson, também segue esta linha de pensamento. “Queremos criar oportunidades e contribuir com a sociedade, ajudando a resolver  problemas reais da cidade junto com órgãos, empresas e entidades parceiras”, reforçou Vanessa.

Competências e habilidades – O fundador e membro do conselho administrativo do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa, também destaca a importância da educação. “O crescimento não depende só de dinheiro, mas da dedicação naquilo que se faz. É preciso olhar para o social”, disse. “Não consigo ver um país próspero se todos não tiverem oportunidade de estudar”, ressaltou Mozart Neves Ramos. Para ele, é fundamental o diploma, mas é importante desenvolver também outras habilidades. “Estamos em um mundo disruptivo. O mercado está olhando também para competências e habilidades desenvolvidas ao longo da vida”, completou o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP.

Extensão– Além de promover a inclusão de jovens no ensino superior, a iniciativa também prevê também que estudantes do centro universitário atuem de forma voluntária em atividades de extensão nas comunidades. A cooperação entre UNIT-PE e IJCPM poderá contemplar ainda bolsa monitoria, iniciação científica ou projeto de extensão, além de contratação pela instituição de ensino para quadro administrativo e acompanhamento de carreira.

Compartilhe: