ESTUDE NA UNIT
MENU

Encerra hoje a Jornada Pedagógica 2022.2 do Grupo Tiradentes

O evento integra corpo docente, líderes e coordenadores e busca estimular a autonomia e pensamento crítico, para que juntos construam melhorias na instituição e no ensino. 

às 18h31
Compartilhe:

Evento celebra a chegada do semestre com aprendizagem e interação da equipe 

Desde o dia 20 de julho acontece a Jornada Pedagógica do Grupo Tiradentes. A programação, que se encerra nesta sexta (29), tem como objetivo integrar a equipe docente com o planejamento e formação adequada para atender às demandas das diretrizes institucionais da educação superior. Este ano, o evento tem como tema “Aprendizagem colaborativa na potencialização de saberes e competências”, que busca instituir a autonomia discente, estimular o pensamento crítico e resolver problemas com negociação. 

Atividades

A programação deste ano está com atividades virtuais síncronas e encontros presenciais, para se adequar à nova realidade híbrida tão adotada no período pandêmico. Os participantes são os docentes e líderes do Grupo Tiradentes de todas as instituições de ensino espalhadas em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. 

Pernambuco

A primeira participação do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) aconteceu no dia 21, de forma virtual. O biomédico e professor Igor Felipe Andrade, que atua na Unit-PE e na Faculdade Tiradentes (Fits), mediou a oficina “Colaboração e interação na aprendizagem dos estudantes: um olhar para a diversificação metodológica”, ministrada por Leandro Holanda, mestre em ciências pela USP e tecnologias educacionais na PUC-SP. Ele também tem experiência em gestão educacional.

Depois, na última segunda (25), as professoras da Unit-PE Ivanacha Carneiro e Denise Carneiro apresentaram a vivência de “Automassagem e associação de terapias integrativas para o bem estar na rotina dos docentes”, na clínica integrada da instituição pela manhã. 

No mesmo dia, no período da tarde, Rafael Barreiros, pernambucano que oferta a Oficina de Palhaço para grande público, ministrou vivência de “Cuidados integrativos com a rotina do professor – Motivação para o autocuidado”, na Fits Piedade. Já à noite, o professor Igor Felipe Andrade participou da palestra “Webinar 4 – Inspirar, conectar e planejar no contexto híbrido”, no Google Meet. 

Na terça (26), o professor Aldo Moura ministrou duas oficinas do ENADE, no período da manhã, no campus da Unit, e à tarde, na Fits Piedade. À noite, e na manhã de quarta (27), o docente Igor Andrade foi o responsável por oficinas sobre disciplina híbrida e seu planejamento, na Unit.

Ainda no dia 27, a Fits Goiana foi local de Mentoria sobre Acolhimento e Elaboração e estratégias para a Gestão da Aprendizagem, ministrada pela psicóloga e professora Ana Noriko na sala de telepresença. 

Encerramento

No último dia da Jornada, nesta sexta (29), Ana Noriko ministra também Mentoria sobre Acolhimento e Elaboração e estratégias para a Gestão da Aprendizagem – mas o local muda, sendo no campus da Unit, na parte da manhã, com mediação do professor Igor Felipe, e na Fits Piedade à tarde. 

Aproveitamento

O evento também aproveitou a participação dos professores para realizar os exames de saúde periódicos e o planejamento de curso, em todas as instituições dos três estados. Voltada para diferentes práticas, teorias e assuntos, a Jornada Pedagógica é momento essencial para a interação de docentes, líderes e coordenadores, para que juntos construam melhorias na instituição e entreguem ensino de qualidade aos estudantes. 

Compartilhe: