ESTUDE NA UNIT
MENU

Você sabe o que é consumo consciente?

Prática visa à sustentabilidade e adoção de medidas para evitar desperdícios, sendo importante para o planeta.

às 18h36
Compartilhe:

Na sociedade atual, muitos dos itens produzidos são descartados de forma rápida, chamando atenção para desperdícios. E é aí que entra o consumo consciente: ele é um meio de atingir a sustentabilidade e evitar perdas. Também é um modo de conscientizar a população e relembrar que os recursos do planeta estão ficando cada vez mais escassos e limitados. 

Consumo

É importante saber que o consumo desenfreado gera impacto em diversas áreas, não só de forma individual, mas coletiva: na sociedade, ambiente e economia. Por isso, uma compra deve ser feita após a avaliação adequada. 

De acordo com o Instituto Akatu, cerca de 20% da população mundial concentra o consumo de 80% de todos os produtos e serviços do planeta. E, a cada ano, entram mais de 150 milhões de novos consumidores no mercado. Isso gerou uma estimativa preocupante: nos próximos 20 anos, três bilhões de pessoas irão desperdiçar alimentos, água, energia e outros produtos. 

Consequências

Não consumir de forma adequada e consciente pode levar a consequências negativas, seja a pequeno, médio ou longo prazo. Um dos primeiros impactos é a desigualdade, pessoas com muitos bens e outras com nada; depois, mudanças climáticas, que acontecem por causa da poluição da fabricação de produtos e uso meios transportes, por exemplo. 

Também são pontos negativos os lixões, que cada vez ficam maiores por conta do desperdício, impactando cidades e países. Outro aspecto, diretamente ligado ao consumo frequente, é a obsolescência programada, em que objetos já são produzidos para durarem pouco, estimulando ainda mais a compra e o desperdício.

Mudanças

Para estimular o consumo consciente é necessário agir no âmbito individual e depois passar para o coletivo. Produzir menos lixo, planejar as compras, conhecer origem, fabricante e características de produtos consumidos, fazer doações, descartar itens de forma adequada e não desperdiçar água e energia são atividades que ajudam a sociedade a atingir a sustentabilidade, diminuindo a desigualdade e gerando mais aproveitamento. 

 

Compartilhe: