ESTUDE NA UNIT
MENU

Simpósio Cambridge Health Alliance dialoga sobre as diferenças internacionais na área da saúde

Encontro conta com a presença de médicas e Professoras Doutoras do Hospital Cambridge Health Alliance, em Boston

às 19h31
Compartilhe:

O  Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas acredita na importância da internacionalização durante a formação do profissional. Por isso, por meio de palestras, simpósios e intercâmbios, proporciona ao acadêmico vivência e conhecimento internacional. 

Promovido pela coordenação de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, o evento Cambridge Health Alliance é realizado nestes dias 22 e 23 de março, de forma presencial Campus Amélia Maria Uchôa da Unit/AL e com transmissão ao vivo para todas as unidades do Grupo Tiradentes através do canal no Youtube, com as convidadas Profª. Drª Kristen Meisinger e Profª Drª Elisa Tristan Cheever. 

O evento tem como tema central “Construindo diferenciais internacionais para área da saúde” e traz debates sobre as diferenciações existentes na saúde nacional e internacional, além de explicar a funcionalidade do Hospital Cambridge Health Alliance (CHA) – provedor de serviços de saúde nas comunidades metropolitanas do norte de Cambridge, Somerville e Boston em Massachusetts. 

Nesta terça-feira (22), abertura do evento, a Profª Drª Kristen Meisinger relatou sobre os custos da saúde pública nos Estados Unidos, sua funcionalidade e sua experiência com o Cambridge Health Alliance, em Boston. A palestra está disponível e ainda pode ser assistida através deste link.

“Ao contrário do que é realizado no Brasil, não é possível realizarmos visitas às residências dos pacientes. Para isso contamos com uma rede de clínicas, chamadas Community Health Network, com Médicos especializados em saúde da família nas comunidades. A ideia é compartilhar cuidados, com ênfase na integração e continuidade, comunicação em todas as áreas de saúde. Eu por exemplo, há 22 anos, atuo junto a mais de 2 mil pacientes”, explicou Kristen Meisinger.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com a participação da Profª Drª Elisa Tristan Cheever; Profª Ana Paula, do curso de Enfermagem da Unit Alagoas; Profª Vanessa, do curso de Fisioterapia da Unit Alagoas; profª. Drª Kristen Meisinger e Prof. Eduardo Siqueira, da Universidade de Massachusetts, em Boston. 

“Minha preocupação é resolver os problemas de saúde de populações, e o que tenho feito é pesquisar as condições de saúde de muitos brasileiros em Massachusetts e nos Estados Unidos, entre eles imigrantes. Com relação à internacionalização, já tenho uma experiência longa de receber professores, estudantes de graduação, especialização, mestrado, doutorado, para passar um tempo de estudos em Boston, e acompanho esse intercâmbio para mostrar a realidade de saúde, seja através de visitas à Hospitais como o Cambridge Health Alliance, por exemplo, e o ciclo básico nas universidades públicas. Considero que a internacionalização é uma experiência muito importante para entender a saúde no mundo e ter uma visão clara de como as coisas podem melhorar tanto no Brasil como em outros países, acredito que comparar a realidade de vários países enriquece muito entender os nossos problemas e saber onde podemos melhorar”, destacou Eduardo Siqueira.

Na ocasião, alunos participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas referentes ao sistema de saúde do âmbito internacional, sem contar que, puderam conhecer os projetos de internacionalização como: intercâmbios, programas de professores visitantes e classes espelho. 

O professor Eduardo Siqueira comentou sobre sua experiência com os alunos que realizam intercâmbio na unidade de Boston. “Tenho uma experiência longa em receber alunos de mestrados, doutorados e de graduação e até mesmo profissionais aqui em Boston. Minha intenção com essa internacionalização é fazer com que vocês alunos conheçam mais de perto a realidade da saúde pública aqui”, comentou. 

Para finalizar, a professora Ana Paula trouxe sua experiência com as classes espelhos e como elas têm possibilitado a interação e a conexão de alunos e profissionais ao redor do mundo. “As classes espelhos é uma iniciativa do Grupo Tiradentes que vem possibilitando que alunos nacionais tenham contato com alunos internacionais, e assim, conheçam uma realidade diferente através de debates com bases em notícias nacionais referentes ao país, onde o aluno resolve conforme a legislação de cada curso,” relatou. 

A iniciativa faz parte do curso de “Tópicos de saúde global” que terá as inscrições abertas para sua segunda edição no mês de abril. Para saber mais acesse: Relações Internacionais – Grupo Tiradentes

Asscom | Unit Alagoas

Compartilhe: