ESTUDE NA UNIT
MENU

Tricologia: um estudo de fio a fio

A especialização é bastante abrangente e pode ser adotada por profissionais de diversas áreas

às 20h05
Compartilhe:

Diagnóstico capilar: você já ouviu essa expressão? Sim, ela existe. A tricologia capilar é a especialidade dermatológica e estética responsável por todo diagnóstico e tratamento de problemas capilares a fim de melhorar a saúde dos pelos, fios de cabelo e do couro cabeludo. Os profissionais das áreas da medicina, químicos, biólogos, nutricionistas, cosmetólogos, farmacêuticos podem se especializar na área.

Inflamações, fungos, queda de cabelo ou pelo e demais patologias que possam atingir essas regiões do corpo são tratáveis do ponto de vista da tricologia.

A atuação da tricologia vai muito além da aparência dos fios e se destaca pela triagem que normalmente faz sobre outros problemas de saúde que, primeiramente dão indícios através do cabelo ou pelos, como é o caso das deficiências de vitaminas, anemia, doenças da tireóide e doenças reumáticas.

Casos de consultórios

Segundo especialistas da tricologia, as principais causas de consultas são traumas capilares causados pelo pós tratamento da quimioterapia, traumas causados pelo uso de produtos químicos como tinturas, alisamentos ou , calvície – processo de perda gradativa dos fios de cabelo, psoríase (doença crônica dermatológica) e foliculite.

Exames clínicos e laboratoriais

O tricologista é habilitado para realizar diversos exames, alguns deles são: anamnese, tricograma que visualiza microscopicamente os fios; tricoscopia, que analisa os fios com aproximação de até 70X através do fotovideodermatoscópico; mineralografia, exame que utiliza mostra de cabelo retirado pela raiz para analisar em laboratório para identificar desequilíbrios minerais do organismo; e também é habilitado a fazer biópsia do couro cabeludo, realizado com 4mm de pele dessa região para ser analisada por um médico patologista.

Compartilhe: