ESTUDE NA UNIT
MENU

Consequências do cultivo e consumo de transgênicos

Avaliações dos especialistas mostram consequências negativas e controvérsias sobre o tema

às 19h49
Imagem: reprodução pixabay
Imagem: reprodução pixabay
Compartilhe:

Os transgênicos no Brasil é um tema polêmico e bastante recorrente, há quem defenda e quem condene, mas você sabe o que são e o motivo da sua produção?

Os transgênicos são alimentos modificados geneticamente com a finalidade de produzir diversas espécies de vegetais, grãos e demais produtos alimentícios advindos do meio natural em larga escala, melhorar a resistência a pragas (vírus, insetos e bactérias) e reduzir a fome no Brasil e no mundo. Estes alimentos, em sua maioria são carregados de componentes químicos como agrotóxicos, que a curto ou longo prazo podem trazer danos à saúde humana.

A distribuição de alimentos

O debate que se forma em torno deste tema é: a fome é causada pela escassez de alimento para que continuemos alterando a genética dos alimentos e realizando a produção massiva deles? Estudos científicos já respondem essa pergunta e a resposta é ‘não’, conforme apontou o agrônomo José Graziano da Silva em entrevista à revista Radis, da Fiocruz SP. Segundo o entrevistado, a fome está ligada à injusta distribuição de alimentos no mundo e ao enfraquecimento de políticas de contenção da fome no Brasil.

A qualidade

Nutricionistas explicam que os agrotóxicos e demais processos químicos aos quais os transgênicos são submetidos fazem com que frutas, legumes e verduras passem a se desenvolver em tamanhos maiores que o usual, bonitos e convidativos, porém os mais nutritivos e benéficos à saúde são geralmente os menores e menos agradáveis visualmente, estes são os orgânicos, ideais para consumo.

Justificativa para a contínua produção de transgênicos

Entre tantos malefícios como possíveis danos à biodiversidade, contaminação de solo e vida em torno das áreas de cultivo, e ameaças à saúde, porque continua a ser utilizada? Os produtores reforçam que a necessidade de usar biotecnologia para modificação genética dos alimentos justifica-se pela necessidade de melhorar a qualidade dos alimentos e aumentar a resistência a pragas – organismos que frequentemente atacam lavouras e dificultam o cultivo de diversas espécies.

Compartilhe: