ESTUDE NA UNIT
MENU

Como manter os cuidado com as regiões íntimas do corpo

A higienização previne doenças de baixa, média e alta gravidade, e com atitudes básicas do dia a dia homens e mulheres podem se manter saudáveis

às 20h13
Imagem: reprodução Adobe Stock
Imagem: reprodução Adobe Stock
Compartilhe:

A higienização das partes íntimas do corpo geralmente causa polêmicas sobre como e quando realizar esse processo, além dos tabus que cercam esta temática. Toda região íntima merece cuidados específicos e isso não inclui lavagem excessiva ou utilização de produtos ou receitinhas caseiras.

Banho excessivo, ducha interna ou utilização de sabonete íntimo para regiões internas… tudo isso está errado, segundo especialistas. A higiene íntima é simples e não foge da regra do menos é mais, tanto para o homem, quanto para a mulher. 

Os especialistas apontam que a popular lavagem interna, principalmente vaginal, é dispensável pelo risco de alterar o ph natural da região e abrir espaço para infecções. A orientação é lavar bem a área externa e ficar atenta a qualquer sinal de alteração, utilizar papel higiênico somente da frente para trás para não trazer bactérias para região da vagina e trocar regularmente as roupas íntimas que devem ser sempre de materiais que permitam a respiração da pele.

Para os homens, o cuidado com o pênis também exige atenção, alguns falam em praticidade, outros em relaxamento, mas urologistas afirmam que assim como a ginecologia orienta as mulheres, a urologia também orienta o homem no cuidado com o pré, durante e pós banho, além dos cuidados na hora de urinar e como evitar certas exposições do pênis.

O câncer de pênis é um tipo de tumor raro mas com alto índice de letalidade, o mais chocante para as autoridades no assunto é que a falta de higiene é o fator que mais causa esse tipo de câncer, isso por que a proliferação de microrganismos como bactérias, fungos e vírus encontram no acúmulo de sujeira espaço para se multiplicar e adentrar a camadas mais profundas da pele. E o Brasil segue sendo o país com o mais alto índice de câncer de pênis no mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país registrou cerca de 450 casos no ano de 2018.

A higienização recomendada é que sejam utilizadas água e sabão, todos os dias, antes e depois das relações sexuais e após urinar, jamais deixando o xixi na pontinha para evitar o desenvolvimento de fungos, e como recomendado ao público feminino, atenção a alterações como odor, secreções e manchas nas regiões íntimas.

Compartilhe: