ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça 5 alimentos e medicamentos que fazem mal ao seu pet


às 18h34
Imagem: reprodução Pixabay
Imagem: reprodução Pixabay
Compartilhe:

Não é de hoje que os animais de estimação fazem parte da família, a mordomia deles vai desde um soninho na cama dos donos, até um petisquinho na hora do almoço. O que parte dos pais de pet não sabem é que alguns dos alimentos que são nutritivos e benéficos aos seres humanos são nocivos à saúde e também a vida dos pets.

Às vezes pode ser inevitável ceder a um olhar pidão e a um rabinho abanando, porém, para mantê-los bem, é preciso preservar e alimentar de maneira correta, evitando dar as sobras de almoço e jantar e alguns medicamentos feitos para o organismo humano, não para o animal.

Veja na lista abaixo 5 alimentos e substância listadas por especialistas da Veterinária que seus cães e gatos não devem comer:

Frango

A proteína pode ser bastante saborosa em diversos tipos de preparo para nós seres humanos, porém, para os animais, os temperos que podem ser usados e, principalmente, os ossos pequenos que a proteína pode conter deve machucar e até ser fatal para a saúde dos pets.

Uva

Dentre as frutas que podem ser oferecidas aos cães, as uva e uva-passas certamente não contemplam a lista. As frutas contêm substâncias danosas ao organismo animais, por isso, é preciso não oferecer nem mesmo os derivados.

Alho e Cebola

Ambos alimentos são recorrentemente utilizados para temperar a comida que comemos e que logo em seguida é oferecida aos cães, mas não deveria. A cebola e o alho fazem parte da mesma família, grupo dos Liliaceae e ao mesmo gênero Allium, todos eles possuem a substância tiossulfato nociva a saúde dos cães e gatos.

Café

A cafeína é uma substância nociva aos organismos dos cães e gatos e por isso não deve ser ingerida. Ao consumir café o sistema nervoso reage causando tremores e hiperatividade.

Medicamentos anti inflamatórios não esteróides (AINEs)

Remédios como ibuprofeno e naproxeno são extremamente perigosos para a saúde dos cães, e principalmente dos gatos. O que justifica é a sensibilidade dos organismo, uma dose de medicamento para os humanos acaba sendo muito forte para os pets. Além disso, os gatos têm o metabolismo lento, incapaz de processar medicamentos, o que pode acabar causando úlceras e hemorragias.

Na dúvida, consulte sempre um veterinário, profissional apto a esclarecer dúvidas sobre alimentação, fazer a prescrição de medicamentos e socorrer os animais em caso de incidentes. Esta é a melhor forma de afastar qualquer perigo. Como medida preventiva, a recomendação dos especialistas é não deixar ao alcance dos animais produtos químicos, produtos de limpeza, e sempre guardar ou descartar os alimentos e medicamentos citados acima da maneira correta, para que os pets não tenham acesso.

Compartilhe: