ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda como o mapeamento de mercado ajuda na busca por emprego

Manter o ‘radar ligado’ é um dos conceitos básicos do mapeamento de mercado, diz especialista em carreiras

às 20h51
Buscar e identificar pontos positivos e negativos das últimas experiências profissionais ajudam a se qualificar para novas oportunidades no mercado (Unsplash)
Buscar e identificar pontos positivos e negativos das últimas experiências profissionais ajudam a se qualificar para novas oportunidades no mercado (Unsplash)
Compartilhe:

O processo de reinserção no mercado de trabalho é delicado e, muitas vezes, bem demorado. É por isso que realizar o mapeamento de mercado pode ajudar na busca por um emprego. Neste sentido, é imprescindível manter o ‘radar’ ligado, buscando oportunidades em áreas que se encaixem no seu perfil profissional.

Segundo diversos especialistas em carreiras, o mapeamento é um conceito básico e deve levar em consideração uma autoanálise, ou seja, antes de iniciar a procura por uma nova colocação, o profissional deve analisar sua última experiência, identificar prós e contras de seguir na área, e então, decidir se irá em busca de vagas com esse mesmo perfil de atuação ou partirá para outro setor.

“É sempre muito importante realizar esse balanço sobre a última experiência, sobre as atividades que costumávamos exercer na referida empresa, funções que ocupávamos, entre outros aspectos. Essa avaliação nos ajuda a entender melhor nossos potenciais, bem como a tomar uma decisão acertada a respeito do tipo de empresa e de vaga que iremos buscar no processo de recolocação profissional”, observa a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.

Depois da autoavaliação e com os objetivos traçados a respeito da oportunidade que irá buscar, o candidato, então, deve fazer o mapeamento do mercado, ou seja, procurar oportunidades oferecidas pelas empresas na área que deseja pleitear uma vaga. 

“Os processos online facilitam muito a vida dos candidatos, tanto que desde a procura por vagas, até entrevistas são feitas pela internet. Além dos sites das empresas, vale muito ficar antenado às redes sociais, que hoje são um importante canal de divulgação de processos seletivos. Outro ponto importante, ao fazer o cadastro para uma vaga, fique atento ao email, bem como mantenha o hábito de revisitar a página na internet onde se cadastrou para ver se há novidades no processo seletivo”, orientou Janaína. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: