Neste 06 de dezembro é comemorado o dia do neuropsicopedagogo, você sabe a importância desse profissional para o desenvolvimento cognitivo?
A neurologia, popularmente, é conhecida como a área da medicina que estuda atividades cerebrais e ligação com as demais partes do corpo, já a psicopedagogia é conhecida por reunir as práticas psicológicas aliadas da pedagogia a fim de compreender a assimilação do conhecimento. A junção de todas essas áreas de conhecimento chega a neuropsicopedagogia, que tem a finalidade de investigar e tratar questões relacionadas ao sistema nervoso no desenvolvimento intelectual do indivíduo.
Compreenda o que cada termo da neuropsicopedagogia designa:
NEURO
Relativo ao sistema nervoso;
PSICO
Relativo a mente humana;
PEDAGOGO
Relativo ao educacional;
A neuropsicopedagogia investiga de forma interativa através das comunicação os processos sensoriais que perpassam pelo recebimento, seleção, transformação, memorização, arquivamento, processamento e elaboração de impulsos nervosos, e dedica-se a encontrar soluções para possíveis dificuldades cognitivas para melhorar o desenvolvimento intelectual.
A área é transdisciplinar e consiste em uma especialização a nível de pós-graduação ou mestrado, que pode ser feita pelos graduados em psicologia e pedagogia; dura em média 2 anos e habilita o profissional para trabalhar em diversos ambientes, como em escolas, universidades, clínicas e hospitais.
O neuropsicopedagogo tem a oportunidade de atuar, por exemplo, junto a pessoas com deficiência, como surdos, mudos e cegos, compreendendo as barreiras da aprendizagem e desenvolvendo métodos inovadores para a educação deles. As pessoas que possuem patologias psicológicas como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Autismo e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TDG) também podem ser atendidas por este profissional.