ESTUDE NA UNIT
MENU

Receitas caseiras que funcionam para pele e cabelos

Alguns ingredientes baratos e de fácil acesso podem ajudar a manter pele e cabelos saudáveis

às 19h54
Reprodução: Adobe Stock
Reprodução: Adobe Stock
Compartilhe:

A rotina de cuidados é muito importante para manter a pele e cabelos não apenas bonitos, mas também saudáveis. O mercado de cosméticos apresenta uma gama de produtos com importantes benefícios para pele e cabelo, mas você sabia que é possível cuidar dessas áreas do corpo em casa e com produtos de fácil acesso?

Dermatologistas apontam que alguns procedimentos e as famosas misturinhas podem mais atrapalhar que ajudar caso seja utilizado de modo indiscriminado e em desacordo com o que a pele precisa, por isso, a orientação é consultar um profissional de saúde e estética, e também pesquisar em fontes confiáveis quais as necessidades da pele e quais produtos podem ser utilizados. Os mais comuns no tratamento dos principais problemas de pele como acne e manchas são argila, leite, plantas e frutas, estes na maioria dos casos funcionam bem. Já as misturas que contenham frutas cítricas são vistas como vilãs e não devem ser usadas.

É comum que as pessoas utilizem pasta de dente, limão, laranja e até cera de vela para reparar marcas na pele, mas o uso destes produtos estão entre os mais danosos por não terem sido feitos para isso. A pasta de dente, por exemplo, pode provocar a inflamação de espinhas e manchar ainda mais; no caso de frutas cítricas, o contato com o sol pode provocar manchas escuras, agravando o problema inicial.

Confira abaixo 3 receitas que funcionam bem:

Abacate e Mel

Indicado para pele seca e tem ação de hidratação profunda.

  • – ½ abacate amassado;
  • – 1 colher (sopa) de mel;

Amasse o abacate, adicione o mel e misture, quando virar uma pasta homogênea aplique sobre o rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida enxágue com água morna. a

Hidratação de babosa

A hidratação de babosa está entre as mais queridas pelos adeptos de receitas caseiras, a versatilidade do gel beneficia a pele e os cabelos, proporcionando hidratação intensa.

  • 1 folha de babosa;
  • 50 ml de água;

Bata ambos ingredientes no liquidificador até que vire um gel homogêneo, aplique sobre os cabelos lavados apenas com shampoo e deixe agir por 15 minutos. A mistura também pode ser acrescida do shampoo de preferência.

Máscara capilar de banana

A funcionalidade da máscara é trazer maciez e brilho para os fios, ela reúne ingredientes básicos.

  • 1 banana madura;
  • 100 ml de leite;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;

Amasse a banana, acrescente o leite e a colher de sopa de óleo de coco. Aplique nos fios depois de lavar com o seu shampoo e antes de passar o condicionador, deixe agir entre 10 e 15 minutos e em seguida enxágue. Esta receita não é indicada para cabelos oleosos.

Compartilhe: