O décimo terceiro é um valor extra que pode ser utilizado de diversas formas, com a chegada do final de ano e do pagamento, mil possibilidades passam pela cabeça sobre como utilizar o dinheiro. Será que é melhor investir? Devo pagar as dívidas? Fazer compras de final de ano? Guardar para pagar compromissos anuais? São várias as possibilidades de gastar esse dinheiro e um bom planejamento pode ajudar a começar o ano de bem com a vida financeira.
Dívidas
É importante que as dívidas tenham uma atenção especial no final de ano, porque é uma época onde as pessoas ficam propensas a fazer compras e as dívidas já existentes devem ser somadas às novas podendo se transformar em uma bola de neve. A quitação das dívidas ajuda o dividendo a iniciar o ano com folga no orçamento, comprometendo os próximos salários somente as compras que geralmente acontecem no final do ano.
Investimento
Para quem está com folga nos proventos é importante estar atento às possibilidades de fazer o dinheiro render. Existe a opção de guardar o valor e fazê-lo render, como os bancos digitais, em sua maioria, têm formas de guardar o dinheiro com rendimento de até 200% do CDI. Compras com cashback são importantes, diversos aplicativos e sites de compras devolvem uma parte do valor pago, alguns deles são:
- Méliuz
- Mycashback
- myWorld
- In Mais
- BeBlue
- Ame Digital
- Picpay
- Meu Dimdim
- Mooba
- Cashback Banco Inter
- Cashback Banco Next
- Cashback Nubank
- Trigg
Pagamento de Compromissos
Se você possui gastos sazonais, aqueles que acontecem uma vez ao ano, todos os anos, é importante considerá-los antes de utilizar o décimo. Contas como de IPTU, IPVA, renovação de matrícula e compra de material escolar é uma boa forma de utilizar o décimo terceiro salário para não acabar utilizando cartão de crédito ou fazendo parcelamentos que poderiam ser evitados. Adiantar parcelas de financiamentos também é uma boa forma de utilizar o dinheiro extra, os bancos têm obrigação por lei de reduzir todos acréscimos, incluindo juros quando a parcela é paga com antecipação, conforme explicam especialistas.
Como já dito, o planejamento é a base de todo gasto e investimento, priorizar o pagamento de dívidas, seguido do pagamento de compromissos e por último o investimento, é a ordem ideal apontada por especialistas para não começar o novo ano no vermelho.