ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do Grupo Tiradentes estão habilitados para o Enade 2021

Exame obrigatório do MEC será feito por mais de 1 mil estudantes de instituições do grupo Tiradentes; professores dos cursos prestarão apoio nos locais de prova

às 21h52
Compartilhe:

Mais de 490 mil estudantes brasileiros participarão neste domingo, 14, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de graduação em todas as faculdades e universidades do país. As provas serão aplicadas para alunos em fase de ingresso e de conclusão em cursos de 30 áreas de conhecimento. Entre os habilitados para participar do Enade 2021, estão 1.119 estudantes das instituições de ensino do Grupo Tiradentes. 

Na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e no braço de Ensino à Distância (Unit EaD), participam 1.034 estudantes em 26 locais de provas distribuídos em 21 cidades de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. Eles fazem parte dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico, EaD), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado, EaD e Presencial), Educação Física (Licenciatura), História (Licenciatura, EaD e Presencial), Letras Inglês (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Redes de Computadores (Tecnológico) e Sistemas de Informação (Bacharelado).

Já nos Centros Universitários Tiradentes, o Enade será prestado por 17 alunos do curso de Ciência da Computação da Unit Alagoas, que farão a prova em Maceió (AL), e por 30 estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unit Pernambuco, com local de prova no Recife (PE). E na Faculdade São Luís de França (FSLF), em Sergipe, 38 concludentes do curso de Pedagogia estão habilitados para responder ao exame em Aracaju. 

Em todos os locais de prova, o Grupo Tiradentes fará um trabalho de acolhimento e apoio aos alunos, através de pontos de apoio montados por professores, coordenadores e tutores dos cursos avaliados. Eles distribuirão kits com água, lanche, caneta e álcool em gel. 

Orientações

A orientação é de que os estudantes inscritos no Enade respeitem os protocolos de prevenção contra a Covid-19, incluindo o uso de máscara nos locais de prova, e cheguem a estes locais com antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Já a aplicação da prova começa às 13h30 e termina às 17h30. Ela é composta por 40 questões, sendo 10 de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 de Componente Específico próprio de cada área de avaliação.

Os convocados devem obter o Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível no Sistema Enade. Nele, constam informações como local e horário de aplicação da prova do Enade, documentação de identificação exigida no dia do exame e atendimentos (se solicitados e aprovados). Para ter acesso ao cartão, o participante deve ter concluído o Cadastro do Estudante e o preenchimento do Questionário do Estudante. 

O Enade

O exame é aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A  inscrição dos estudantes calouros e formandos (primeiros e últimos anos) dos cursos no Enade é obrigatória, e a situação de regularidade de cada um é registrada no histórico escolar. 

Os resultados das provas do Enade são um dos indicadores usados pelo Inep para calcular os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Por isso, a participação dos estudantes têm grande importância, para além da obrigatoriedade. “É uma forma de verificar a aprendizagem através de uma autoavaliação do desempenho acadêmico, atestada na prova, além de validar a sua percepção no processo formativo com relação ao seu curso e instituição de ensino”, destaca o professor Antônio Minoru Suzuki, gerente de qualidade da Unit Sergipe. 

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do Inep

Compartilhe: