ESTUDE NA UNIT
MENU

Empresas fortalecem a participação das mulheres em seus quadros

Pluralidade das equipes e fortalecimento da participação feminina é a aposta de muitas empresas; a empregabilidade das mulheres aumentou

às 20h54
A empregabilidade feminina vem sendo fortalecida com a aposta de muitas corporações em quadros com grande participação das mulheres (Unsplash)
A empregabilidade feminina vem sendo fortalecida com a aposta de muitas corporações em quadros com grande participação das mulheres (Unsplash)
Compartilhe:

É cada vez mais evidente a preocupação de empresas com a pluralidade de seus times. Com os olhares voltados a questões de gênero e equidade, a empregabilidade feminina vem sendo fortalecida com a aposta de muitas corporações, as quais investem em quadros com grande participação das mulheres.

Esse movimento é considerado positivo por muitos especialistas em carreiras, e pode inclusive, implicar em mudanças no mercado de trabalho, projetando ainda mais os números de mulheres ocupando espaços no meio corporativo.

Esse cenário positivo, tem o poder de elevar índices como os medidos pelo IBGE em relação à participação feminina no mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada pelo instituto em 2019 e divulgada em 2020, apontou que essa participação teve o quinto ano de alta, ficando em 54,5%, enquanto a masculina era de 73,7%. O levantamento mostrou ainda que, a taxa de participação das mulheres na força de trabalho aumentou em 2,9% em 8 anos, enquanto a dos homens caiu 1%. 

No entanto, segundo os mesmos dados do IBGE, a remuneração ainda segue menor que a dos homens. A remuneração do trabalho para elas é, em média, 22% menor que a deles, e essa diferença chega a 38% em cargos gerenciais.

Para os especialistas em carreira, empresas que possuem uma visão ampla de mercado apostam em formações diferentes e em equipes multidisciplinares, já que a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos se tornam muito mais criativos.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: