ESTUDE NA UNIT
MENU

Enem 2021: preparação deve incluir cuidados com corpo e mente

Além dos estudos, cuidar da saúde física e mental é um dos pontos importantes da preparação para encarar as provas do Enem

às 15h51
Compartilhe:

A rotina de quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é repleta de exigências. Além do tempo dedicado aos estudos, outros aspectos requerem atenção especial, como os cuidados com a saúde do corpo e da mente.

De acordo com a professora Karolline Helcias Pacheco Acácia, psicóloga e preceptora de estágio em Psicologia Organizacional do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), é essencial focar nesses cuidados, pois as horas intensas de estudos, a má postura e outros fatores podem levar o estudante à exaustão. “É aquela máxima, se cuidamos da nossa saúde física e mental, preparamos nosso organismo como um todo para as tarefas e obrigações da rotina diária. Essa preparação para uma prova importante como é o caso do Enem, por si só já é muito desgastante, e esse cansaço mental pode comprometer o rendimento tanto no processo de estudos dos assuntos, bem como no desempenho durante a prova”, destaca.

Existem alguns exercícios para preparar o corpo e a mente para um longo período de pouca mobilidade, visto que, durante os estudos, o estudante permanece sentado por horas. Outro ponto importante destacado por Karolline é estabelecer uma rotina, com um horário específico de início dos estudos diários, além de intervalos para descanso e, o principal, boas horas de sono.

“É essencial que essa preparação seja feita de forma saudável em todos os sentidos. Criar uma rotina de estudos delimitando a quantidade de horas diárias, fazer os intervalos buscando neste período se envolver em outras atividades como assistir a um filme, por exemplo, é muito importante. Evitar o cansaço mental, essa fadiga que leva à exaustão também é um ponto chave”, ressalta a professora.

Se você tem dificuldade para se concentrar nos estudos e se desligar dos problemas do dia a dia, não tenha receio de procurar uma ajuda profissional. “Atualmente, existem psicólogos que atendem até pela internet em razão da pandemia. Buscar ajuda profissional, seja de fisioterapeutas para realizar exercícios que melhoram a postura e aliviam a tensão, bem como da área de psicologia é válido para se manter equilibrado e assim preparado para encarar a maratona de provas”, orientou. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: