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A publicidade e o mercado crescente dos Podcasts

Espaço cada vez mais popular é propício aos redatores, criativos e produtores de conteúdo do mercado publicitário

às 16h28
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O Brasil é um dos países que mais ouve podcasts no mundo. Como forma de entretenimento ou de informação, o brasileiro tomou gosto pelo consumo de conteúdo relevante na forma de áudios. E se tem pessoas prestando atenção, têm espaço garantido para a Publicidade e Propaganda atuar.

As plataformas de streaming que permitem o acesso gratuito a muitas horas de áudios, sobre os mais diversos conteúdos, têm contribuído para o crescimento deste mercado, que tem 50 milhões de pessoas que já ouviram algum podcast, ou o mesmo que 40% dos 120 milhões com acesso a internet. A informação é da Associação Brasileira de Podcasters (AbPod), numa pesquisa em parceria com o Ibope Inteligência.  

O mercado já vinha em crescimento nos últimos anos e se intensificou no período de distanciamento social exigido pela pandemia. Em 2020, segundo outro levantamento feito pelo Grupo Globo com a Kantar Ibope, 28 milhões de pessoas consumiam podcasts com regularidade, um aumento de 33% em um ano anterior.

Esse ambiente sonoro, antes reduzido à música, ao radiojornalismo e à inclusão de pessoas com deficiências auditivas, ganha nova dinâmica e tem chamado a atenção das marcas. A participação da publicidade no segmento tem crescido junto com o segmento no Brasil.

Publicidade no áudio 

Empresas e agências estão atentas a esta tendência e às oportunidades de alcance de público e de negócios que residem no universo de podcasts. Anunciantes já são uma realidade nesse produto que tem conquistado o gosto dos brasileiros. Os profissionais de marketing já utilizam o formato para anúncios institucionais e patrocínios aos criadores de conteúdo, de acordo com as demandas do público, o que mostra que mercado vem se destacando e se expandindo. 

Especialistas do marketing apontam alguns dos bônus desse modelo, como o espaço para a publicidade institucional, produção de conteúdos customizados e criação de conexões de um anunciante com o ouvinte por um longo período. Como muitos podcasts tem episódios seriados e periódicos, eles podem alcançar uma audiência cativa e permitir maior humanização de uma marca. 

Para construir uma nova fonte de receita por meio do formatos, a plataforma de streaming Spotify anunciou este mês a chegada ao país do Spotify Podcast Ads, ferramenta para os anunciantes fazerem inserções comerciais nos seus podcasts. A ideia dos executivos é evoluir a publicidade de podcast, oferecendo informações exclusivas e soluções criativas para as marcas sobre seus públicos, buscando assim capturar a atenção do consumidor. 

Anteriormente, o Podcast Analytics da Apple já oferecia dados sobre a recepção do conteúdo produzido, colaborando para o conhecimento do potencial desta mídia a ser oferecido a anunciantes. 

Diferenciais do formato

O áudio on demand permite uma experiência diferenciada e prazerosa ao ouvinte. Com sua linguagem mais simples, sem as barreiras do espaço-tempo de outras mídias tradicionais, e falando ao pé do ouvido, ele criou intimidade e se tornou um hábito de consumo dos brasileiros das diferentes gerações. 

Ele tem ainda a vantagem de poder ser realizado de forma simultânea com outra tarefa, gerando um maior engajamento do que o vídeo ou o texto, por exemplo. Enquanto realizam atividades domésticas, navegam na internet, durante o trabalho ou estudo, em trânsito ou no transporte entre casa e trabalho, durante a prática de alguma atividade física, é possível ouvir seu podcast favorito. 

É um espaço inovador e promissor aberto aos redatores, criativos, criadores de conteúdo e outros profissionais do mercado publicitário.

Asscom | Grupo Tiradentes

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