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Atendimento publicitário é posição estratégica numa agência de comunicação

O profissional de atendimento representa o relacionamento entre clientes e publicitários durante a realização de um projeto

às 15h00
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Uma das funções que o profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode exercer é a de atendimento. Dentro de uma agência de comunicação, esta é a área responsável por fazer o link entre as necessidades do cliente e a equipe de trabalho. Desse bom relacionamento, depende o sucesso de uma parceria bem sucedida no mercado publicitário.  

É a pessoa que interpreta as demandas do cliente para a agência e também a que leva as sugestões da agência para ele, sendo a ponte entre as partes envolvidas em um projeto. Muitas vezes, ele literalmente irá traduzir os termos comuns no meio publicitário para um cliente que não está ainda familiarizado com este universo.

Neste departamento, é preciso ter boa comunicação. Saber ouvir e fazer perguntas é fundamental para conseguir repassar a visão do contratante dentro da agência. A confiança e a segurança para se posicionar diante desses interesses, às vezes desalinhados, é diferencial. 

Mais que atender

O atendimento é, muitas vezes, responsável pela harmonia dos diferentes setores da agência, fazendo com que cada um deles funcione de forma correta. Por isso mesmo, é essencial que ele entenda bem de todas as áreas envolvidas, para saber conduzir eventuais exigências do contratante ou pedidos de mudança e adequações necessárias. 

Por tudo isso, o atendimento publicitário é uma posição estratégica dentro da agência para a retenção do cliente no portfólio da empresa. Por esta importância vital para a manutenção do negócio, o setor não se resume ao sentido mais convencional que é dado ao termo “atendimento ao cliente”. 

Nos últimos anos, houve transformações nessa área que levantaram a discussão sobre esta atuação mais estratégica junto aos anunciantes, por conta das outras habilidades que os profissionais acabam exercendo dentro da função. Ao final das contas, atender às demandas dos clientes da melhor forma passa pelos processos de gestão e liderança para os bons resultados da empresa, que no caso é a agência. 

Diferenciais

Depois que um novo cliente fecha o contrato de trabalho com o setor comercial, o atendimento entra em campo para conduzir as etapas seguintes da campanha, especialmente se ela envolve diferentes setores da agência. É o atendimento que mantém o andamento da mesma, estruturando as prioridades de acordo com a demanda recebida. 

Nesta função, o profissional estará em contato permanente com o cliente, fará muitas reuniões de relacionamento e alinhamento das ideias entre o anunciante e a agência, e documentará todos os passos das discussões para orientar as ações dos demais setores durante o desenvolvimento do trabalho. 

Lidar com pedidos e prazos para certificar a entrega do produto com qualidade está entre as atribuições do setor. Saber defender uma ideia, mas ter jogo de cintura para negociar mudanças, também faz parte das habilidades que o atendimento deve ter. 

Asscom | Grupo Tiradentes

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