ESTUDE NA UNIT
MENU

Incubadoras de empresas auxiliam o surgimento de novos negócios

Instituições oferecem apoio a micro e pequenas empresas que desenvolvem produtos e serviços inéditos no mercado; uma das incubadoras é o I-Tec, do ITP, criado em 2004

às 00h30
Compartilhe:

Abrir um pequeno negócio que oferece serviços diferenciados ou especializados, sobretudo nas áreas de tecnologia e inovação, pode exigir uma boa dose de esforço e de investimentos. Para atender a estas demandas, existem as chamadas “incubadoras de empresas”, unidades voltadas ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas que pretendem criar e realizar produtos ou serviços inéditos no mercado. 

Geralmente vinculadas a universidades, parques tecnológicos ou institutos de pesquisa, as incubadoras oferecem apoio técnico, gerencial e de formação aos idealizadores destas empresas e aos que irão trabalhar diretamente com elas. Esse apoio inclui a consultoria e a orientação de especialistas não apenas da área de inovação e de desenvolvimento, mas também nas esferas Jurídica, Financeira, Contábil, de Gestão e de Marketing. Tais equipes acompanham as empresas incubadas em todas as fases, desde o planejamento até à concretização do produto/serviço idealizado e seu respectivo lançamento. 

Além do apoio técnico e gerencial, as incubadoras também oferecem espaços físicos que abrigam temporariamente as empresas, que podem instalar laboratórios, escritórios, salas de reuniões e de demonstração dos produtos. As incubadas também dispõem do acesso a serviços proporcionados pelas instituições parceiras, incluindo bibliotecas e acervos de pesquisa das universidades, o que elas dificilmente conseguiriam por iniciativa própria e sem orientação adequada.

Uma destas incubadoras é a I-Tec (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), vinculada ao Grupo Tiradentes, através do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Ela surgiu em 2004, partindo da visão conjunta do ITP e da Universidade Tiradentes (Unit) sobre a importância de apoiar iniciativas empreendedoras para completar um ciclo de formação profissional, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e geração de inovações. 

Seu foco é desenvolver negócios, tanto em estágio de ideação quanto no de produção, mas que ainda não estão no mercado, com o objetivo de torná-los viáveis, rentáveis e sustentáveis. Ela incuba negócios inovadores de diversas áreas, como tecnologia da informação, saúde, biotecnologia, energia e ambiental. Além de um espaço físico de qualidade, situado no Campus Farolândia da Unit Sergipe, em Aracaju, a I-Tec oferece ainda assessoria e consultorias especializadas, cursos e treinamentos voltados ao empreendedorismo, estímulo ao networking com outros negócios, acompanhamento da evolução do negócio e endereço fiscal e comercial para registro.

Mais de 25 empresas já foram desenvolvidas desde a criação da I-Tec, que abre vagas através de editais lançados periodicamente. Essas inscrições podem acontecer em duas modalidades. Uma é a Pré-incubação, que dura de seis meses a um ano e é voltada a quem ainda não possui um produto ou modelo de negócio já estabelecido. Seu requisito é apenas ter uma ideia de sua autoria. A outra é a Incubação, voltada à inserção e consolidação de projetos já existentes, com duração de dois a quatro anos. Neste caso, a empresa deve ter CNPJ, uma equipe mínima de duas pessoas (sócios ou funcionários) e um protótipo, produto novo ou melhoria de produto existente ainda fora do mercado.

Outras informações podem ser obtidas através do site do I-Tec, do email itec@itp.org.br ou do telefone (79) 3218-2191. 

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do ITP e do Sebrae 

Compartilhe: