ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciências Contábeis: conheça os desafios e perspectivas da profissão

Existe uma discussão que aponta que a profissão contábil neste período de pandemia deu um passo à frente por meio do uso de tecnologias

às 22h55
Compartilhe:

Responsável por cuidar das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa, o contador também é um profissional liberal e deve estar preparado para atuar tanto como contabilista, quanto como gestor na área financeira, gestor de empresas, avaliadores, peritos judiciais, auditores públicos e privados. A área de Ciências Contábeis, como podemos perceber, é repleta de desafios e também de muitas perspectivas. 

“É uma profissão bem tradicional que está no âmbito das empresas, principalmente. Mas, a área em que o contador atua é bastante ampla, entretanto, é preciso que o profissional esteja capacitado para atuar em outras vertentes. Ou seja, um dos principais pontos para que se tenha sucesso na profissão é estar se atualizando constantemente”, explica o professor e coordenador operacional do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), Cláudio Marcos Praxedes Dias.

Segundo ele, existe uma discussão que aponta que a profissão contábil neste período de pandemia deu um passo à frente. Isso porque, ao longo dos anos, o desenvolvimento das atividades da categoria já vinha exigindo o uso de tecnologias. “Então, quando trabalhar em home office passou a ser obrigatório devido à quarentena, o contabilista já estava preparado para trabalhar online, já havia se adaptado às novas tecnologias entendendo o mercado de trabalho. Pois, não é somente prestar o serviço, é preciso entender o que o mercado está exigindo”, ressaltou.  

Ainda segundo o professor, um dos pontos observados por alguns profissionais de contabilidade, é que houve por parte de empresários e clientes uma compreensão dos impactos na economia sofridos com a pandemia, inclusive, na questão da própria prestação de serviço. Isso, tanto nas renegociações de contratos, tendo em vista que os restaurantes, por exemplo, tiveram quedas nas receitas, quanto no entendimento de saber como e quando reajustar os valores cobrados, postergar e estar de acordo com a legislação.

“Essa preparação constante de mercado e de estar atualizado de acordo com todas as mudanças que ocorrem, seja na lei ou no próprio mercado de trabalho, fez com que o contabilista se tornasse um profissional bem sucedido”, ressaltou Cláudio Praxedes, dando a dica de que é sempre importante estar atualizado de acordo com as exigências do mercado de trabalho para avançar na carreira.

Deste modo, o profissional contábil precisa se diversificar dos outros profissionais que estão atuando na mesma área. “Não podem ser simplesmente os mesmos, precisam trabalhar um pouco mais do que a própria contabilidade. Procurar fazer um curso de marketing, de tecnologia, estar sempre abrangendo outras áreas. Isso vai se tornar um diferencial para esse profissional. E é preciso, também, ter foco”, explicou. 

Cláudio Praxedes disse, ainda, que a área de contabilidade, por mais que seja tradicional, é uma área cuja atuação está se ampliando e isso ficou muito reforçado nesses quase dois anos de pandemia. “As empresas têm necessidade do profissional contábil para que possam se adequar ao atual cenário econômico”, frisou. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: