Começam nesta terça-feira, 6, e vão até sexta-feira, 9, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), em seu processo seletivo para o 1º semestre de 2021. Ele seleciona estudantes para vagas disponíveis em 110 instituições públicas federais e estaduais de ensino superior por todo o país. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e não zeraram a prova de redação. Ao todo, serão disputadas 209.190 vagas distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de faculdades e universidades públicas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do SiSU. Não haverá qualquer cobrança de taxas, mas a partir de agora o acesso ao sistema de inscrição acontece através do login único da plataforma Gov.br. Caso o aluno ainda não tenha esse login ou não lembre da senha de sua conta, é possível criar ou recuperar através do próprio site.
A outra novidade da edição deste ano é a realização de uma única chamada regular aos aprovados, cujo resultado sai em 13 de abril. A partir desta data, é aberto um prazo até o dia 19 de abril para que o candidato confirme sua matrícula (em caso de aprovação) ou manifeste interesse em entrar para a lista de espera (caso não consiga a vaga no curso desejado). No dia 23 de abril, os que estiverem na lista de espera começam a ser convocados para preencher as vagas restantes.
A escolha é baseada nas melhores classificações de cada candidato, conforme a nota que ele tirou nas provas do Enem 2020. Ao longo do processo de inscrição, o próprio sistema divulga as notas de corte para cada curso, que são as menores notas exigidas para que o candidato fique entre os potenciais selecionados. Essas notas são calculadas a cada dia, com base nas notas informadas diariamente pelo próprio sistema do MEC, que recupera os resultados de cada candidato no momento da inscrição.
A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição (quarta-feira, 7) e não é garantia de classificação, mas serve como referência e orientação para que o aluno decida manter ou mudar suas opções de curso e de instituição. Cada aluno pode se inscrever em até duas opções de curso, bem como disputar as vagas na ampla concorrência ou pelo sistema de ações afirmativas (cotas).
O resultado do SiSU pode ser consultado no boletim do candidato, no site do SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-61-61-61.
SiSU x Prouni
O candidato inscrito no SiSU também poderá fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa, que também usa a nota do Enem como critério para seleção dos candidatos. Se o aluno for selecionado nos dois programas, ele terá que optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do SiSU , pois é proibido ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar matriculado em uma instituição de educação superior pública e gratuita. A regra também vale para os bolsistas do Prouni que fizeram o Enem 2020 e querem se inscrever no SiSU. A seleção para o primeiro semestre de 2021 foi encerrada no último dia 12 de março, com as notas do Enem 2019. Já a do segundo semestre está marcada para ocorrer no meio deste ano, e vai valer com as notas da edição 2020.
O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais para instituições privadas de ensino superior de todo o país, incluindo as do Grupo Tiradentes em Sergipe (Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França), Alagoas (Centro Universitário Tiradentes) e Pernambuco (Centro Universitário Tiradentes e Faculdade Tiradentes). Com estrutura de ponta, laboratórios equipados, e um amplo corpo docente formado por mestres e doutores, elas possuem cursos que conseguiram avaliações máximas do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. A lista e a quantidade de vagas disponíveis para o Prouni nas unidades do Grupo também serão divulgadas em breve.
O cronograma do SiSU 2021/1
- Inscrições: 6 a 9 de abril.
- Resultado da 1ª chamada: 13 de abril.
- Matrícula: 14 a 19 de abril.
- Lista de espera: 13 a 19 de abril
- Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 23 de abril
fonte: MEC
Ascom | Grupo Tiradentes