ESTUDE NA UNIT
MENU

Home office é a solução em pandemia

Atividades em home office se diferenciam das presenciais apenas na metodologia de trabalho e não nos resultados

às 13h04
Compartilhe:

Em atenção as recomendações de órgãos governamentais em praticamente todo o mundo, onde o home office (ou o teletrabalho) não era praticado, passou a ser uma realidade. Inclusive em Pernambuco. Com os decretos que determinam o fechamento de empresas e instituições de ensino, com o objetivo do isolamento social, as operações passaram a se concentrar em casa.

Cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o Grupo Tiradentes sai na frente ao proporcionar estrutura para colaboradores administrativos e acadêmicos o regime de home office (remotamente). Assim, desde o dia 20, todos os colaboradores realizam suas atividades de casa, sem deixar de entregar suas contribuições à sociedade e cumprir a missão de inspirar pessoas por meio do Ensino Superior.

Para a gerente do Unit Carreiras, professora Janaína Machado, o modelo não é novo pois é praticado nas maiores organizações do mundo por motivos de produtividade e até engajamento. Mas no Brasil a cultura ainda é tímida, pois requer maior disciplina por parte do colaborador e domínio de recursos virtuais.

“O home office é o mais acertado para o momento. É preciso refazermos os nossos modelos de negócios utilizando-o como instrumento que estimule a própria criatividade do brasileiro. Esse é o momento os estudantes otimizarem suas leituras e pesquisas de dentro dos seus domicílios. Afinal, não estamos em férias e esse momento pode até significar o mais produtivo ”, explica.

O coordenador de marketing digital do Grupo Tiradentes, Flávio Machado, encara o momento com muita tranquilidade pois seu time vem conseguindo desempenhar as funções normalmente. “Como nosso trabalho é praticamente digital, então o trabalho home office não sofre atrasos. Estamos nos acompanhando via grupo no hangout que fica aberto 100% do tempo nos chromebooks. Quando uma conversa mais detalhada é necessária, abro uma call individual com o responsável na minha equipe”, afirma.

Home office

Sob a perspectiva de desenvolvimento humano, a especialista em gente e carreira, Patrícia Junquilho, ressalta a importância de manter as relações hierárquicas transparentes. Afinal, o home office (conhecido como teletrabalho) mantém a distância presencial dos membros das equipes.

Por isso, Junquilho explica que é necessário que cada um reporte suas atividades de forma detalhada e com elevado nível de interação. Assim, os resultados podem ser alcançados de forma satisfatória e totalmente responsável. “Tudo isso é muito importante para que os nossos colaboradores possam se sentir parte desse processo. Eles podem participar dando sugestões e contribuindo da melhor forma; A corporação oferece isso por meio de diversos canais de comunicação”, afirma a diretora de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, Patrícia Junquilho.

Sobre o modelo de vínculo empregatício, neste caso do Grupo Tiradentes, por se tratar de uma fase transitória, não altera. Afinal, o colaborador deve cumprir sua carga horária regularmente, cumprindo suas funções e horários com o registro de ponto.

Tecnologia

É com os avanços da Tecnologia e Informação que é possível desempenhar em cassa uma performance similar a que é praticada no dia a dia. Para o diretor de Tecnologia e Informação do Grupo Tiradentes, professor Exson Machado, a TI é fundamental para esse processo. “As pessoas estão muito acostumadas a ter o mundo conectado com acesso a ferramentas no seu dia a dia para fazer suas coisas pessoais. Nesse momento, agora, as empresas estão viabilizando o funcionamento sob essa visão”, explica.

Quando em 2018 o Grupo Tiradentes foi destaque por meio da Unit como referência de universidade no uso do Google for Education, o caminho estava bem à frente, pensando no futuro. E ele chegou. “Fizemos o dever de casa quando focamos no Google for Education anos atrás. Agora, é por meio das ferramentas que a plataforma oferece que as pessoas conseguem acessar reuniões e e-mails institucionais. Além disso, também conseguem se comunicar e entregar resultados ainda que trabalhando em casa”, acrescenta Exson.

“Nosso time está focado, estamos virando noites para que os servidores do Grupo Tiradentes operem. Mesmo com os problemas operacionais que acabam acontecendo no meio do caminho, temos recebido feedback de colegas que estão confiantes e agradecendo pelos esforços. Nossa meta é fazer com que todo mundo atue de casa como se estivesse trabalhando do escritório”, finaliza Exson Machado.

Compartilhe: