A escolha da graduação é um momento muito importante na vida dos estudantes, afinal, é carregada de responsabilidades e decisões que irão impactar diretamente o futuro profissional. Além de optarem por um curso, em algumas graduações é possível decidir entre cursar uma licenciatura ou bacharelado, o que pode, também, acabar trazendo dúvidas. Porém, é algo mais simples do que parece.
Na licenciatura, os estudantes são preparados para lecionar na educação básica, ou seja, ensino fundamental e médio. Durante o curso, eles aprendem tanto os conteúdos específicos da área quanto técnicas de ensino, planejamento educacional, além de maneiras de abordagem dos assuntos. Alguns exemplos são a licenciatura em História, Educação Física e Letras.
Já no bacharelado, os estudantes são preparados para o mercado de trabalho em geral. Ao longo do curso, aprendem sobre diversas áreas de atuação da profissão, tanto de forma teórica quanto prática, estando habilitados para trabalhar em todas elas. Nesta modalidade, não é possível lecionar, a não ser que, após a graduação, o estudante tenha vontade de fazer mestrado ou doutorado para ser professor do ensino superior. Alguns exemplos são o curso de Medicina, Jornalismo e Administração.