ESTUDE NA UNIT
MENU

Você conhece os pratos típicos servidos na ceia de Natal?

Peru, bacalhau, salpicão e panetone fazem parte do momento

às 10h43
Compartilhe:

Quando o mês de dezembro chega, não tem como não pensar no Natal, nas decorações, troca de presentes, músicas e, principalmente, na ceia. Reunir a família na noite da véspera do Natal é um momento emocionante, de relembrar os acontecimentos do ano, compartilhar coisas boas e socializar e, não há nada melhor do que fazer isso com uma mesa cheia de pratos típicos da época. Você sabe quais são eles?

O carro-chefe da ceia natalina é, sem dúvidas, o peru de Natal. Considerado um símbolo de fartura, fica no centro da mesa e, geralmente, é assado com manteiga, cebola ou alguma bebida alcoólica como cerveja ou vinho. Para o peru, um outro prato tradicional é o arroz à grega, feito com arroz branco acompanhado de uvas passas, cenoura, milho, ervilha e outros temperos. Além disso, a farofa natalina também não pode faltar no prato. Ela pode ser frita com manteiga e cebola, tendo frutas secas para finalizar.

Também é possível encontrar na ceia o famoso salpicão de frango, nele, misturam-se, usando maionese como base, frango desfiado, cenoura ralada, milho, ervilha e frutas como uvas passas e maçã picada. O bacalhau também compõe a mesa natalina, nesse caso, o peixe desfiado é servido com batatas cozidas, cenoura e cebola.

Partindo para os doces, o mais famoso e querido é o panetone, seja de frutas cristalizadas ou chocolate. Junto a ele, a rabanada é uma ótima aposta para a noite de Natal. A receita é simples e leva pão, leite, ovos, açúcar e canela.

Compartilhe: