ESTUDE NA UNIT
MENU

Vendas de celular com tecnologia 5G aumentam no Brasil, segundo consultoria

Procura e demanda pelo 5G iniciam nova fase da telefonia e tecnologia

às 17h09
Compartilhe:

Uma nova tecnologia está chegando com força total no Brasil: o 5G. Segundo a consultoria GfK, as vendas de celulares que suportam a nova rede cresceram 230% no país, entre janeiro e maio deste ano, em comparação ao mesmo período em 2021. O levantamento ainda falou a razão da disparada – os preços mais acessíveis dos smartphones 5G.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que 67  modelos de celulares estão aptos a realizar a conexão com o 5G. Mas ainda é uma tecnologia recente: a sua ativação começou no começo de julho deste ano, em Brasília, e a estimativa é que outras capitais do país tenham o acesso até 29 de setembro – possibilitando a acessibilidade e a integração total. 

Mas, afinal, o que é 5G? É uma rede mais complexa e desenvolvida que o 4G, e foi criada para abranger e integrar todos os bilhões de celulares ao redor do mundo. Seus benefícios são vários, como a velocidade, o uso de banda larga sem fio e conexão ainda maior. Sua cobertura também é abrangente e ampla. Em relação à velocidade de conexão, enquanto o 4g alcança cerca de 33 Mbps, o 5g pode atingir dados de 50 a 100 vezes maiores, podendo atingir até 10 Gbps.

Importância – A chegada do 5G representa ainda mais tecnologia e aumento de conexão no mundo globalizado. Ele consome cerca de 90% menos energia que o 4G, conectam os aparelhos de forma super rápida e com abrangência de área, além de consumir menos bateria – ele apresenta dados benéficos para o mundo: economiza a energia, é superior e mais ecológico, possibilita o desenvolvimento de sistemas de segurança e é peça fundamental na realização de cirurgias remotas feitas por robôs. 

É uma perspectiva de futuro mais completa e desenvolvida, com o uso da rede 5G em caixas de supermercado, iluminação pública, smartwatches e dispositivos de casa inteligente.

Compartilhe: