ESTUDE NA UNIT
MENU

Veganismo: conheça mais sobre o movimento

São excluídas todas as formas de exploração animal

às 13h18
Compartilhe:

Um estilo de vida que vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço no mercado é o veganismo. Estima-se que cerca de 7 milhões de brasileiros sejam adeptos dele. Diferente do vegetarianismo, que se baseia na retirada de alimentos de origem animal da alimentação, no veganismo são excluídas, dentro do possível, todas as formas de exploração animal, desde a alimentação, passando por roupas, acessórios, cosméticos e, até mesmo, local de trabalho.

Os veganos acreditam que os humanos não devem explorar outros animais e, além disso, defendem que adotar essas práticas faz bem ao meio ambiente e à saúde. A alimentação, geralmente, é rica em frutas, cereais, vegetais e leguminosas, além dos leites vegetais (soja e amêndoas, por exemplo), azeite de oliva e óleo de coco. Atualmente, já é possível encontrar em supermercados e feiras livres produtos veganos e, também, refeições prontas.

Para quem deseja ser adepto do veganismo, é importante diminuir o consumo dos produtos de origem animal aos poucos, para que o corpo possa se adaptar. Os leites vegetais devem ser enriquecidos com cálcio, para que não haja deficiências no organismo, assim como suplementações de determinadas vitaminas ou minerais devem ser feitas caso solicitado pelo nutricionista.

Compartilhe: