Profissionais especialistas em inteligência artificial despontam como os mais requisitados pelas empresas, liderando a lista de carreiras do futuro. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, estima-se que a demanda por especialistas em aprendizado de máquina de inteligência artificial e profissionais de segurança cibernética deve crescer 30% nos próximos cinco anos.
Essa procura se dá com a busca das empresas e organizações em melhorar a eficiência operacional, otimizar processos, reduzir erros humanos, solucionar problemas complexos, identificar potenciais ameaças à segurança, tomar decisões baseadas em dados e economizar tempo e recursos.
No entanto, mesmo com a forte demanda, o setor tecnológico sofre com a escassez de profissionais bem capacitados para a área. Por isso, é importante se atentar em algumas habilidades para se destacar: desenvolver julgamento analítico; praticar a inteligência emocional; se adaptar às mudanças; e manter a curiosidade intelectual. Além disso, é imprescindível procurar formas de especialização na área.
De modo geral, as vantagens de iniciar carreira na área se resumem à flexibilidade de poder executar muitas das funções de forma remota, por meio de ferramentas de colaboração online (videoconferências, compartilhamento de documentos e plataformas digitais) e à remuneração que, segundo o Guia Salarial 2023, no Brasil, pode variar entre R$ 7 mil (para cargos de entrada, como os analistas) e R$ 35 mil (para cargos de gestão e coordenação). Além disso, é possível trabalhar com a IA nos mais diversos setores, não somente na tecnologia, como saúde, finanças, automação industrial, entretenimento e outras.