O que expressamos no mundo online reflete o que somos e o que pensamos no mundo real. É sabido que não existe separação entre a imagem pessoal da profissional nas redes e isso conta muito em processos seletivos realizados por pequenas e grandes empresas.
Departamentos de RH sempre analisam as redes sociais dos candidatos a uma oportunidade de emprego. O mesmo ocorre depois da contratação, o monitoramento é quase que contínuo e, assim, os funcionários são avaliados a respeito do conteúdo que costumam compartilhar e as ideias que defendem. Esse cenário reforça a importância do bom senso, seja nas redes ou fora delas.
“A imagem profissional é extremamente importante e merece toda a atenção, pois é a forma como você se vende para o mercado de trabalho. Neste sentido, podemos fazer uma analogia, onde as redes sociais são vitrines, prateleiras, onde você se expõe. Por isso, precisamos ter muito cuidado com o conteúdo que nós queremos vincular à nossa imagem”, destaca Janaína Machado, gerente do Unit Carreiras.
Evitar exposições desnecessárias, debates muitas vezes inúteis que podem arranhar a imagem profissional, demonstrar falta de empatia sobre determinadas situações ou causas sociais, são alguns dos cuidados que se deve ter.
“Sempre oriento as pessoas a tomarem cuidado com as fotos que postam, com o tipo de indagações, o que escreve, pois de fato é uma vitrine, que a cada dia que passa está sendo mais olhada não só pelas demais pessoas, mas também pelas empresas. Esse cuidado com a imagem pessoal é necessário para evitar situações desagradáveis e negativas do ponto de vista profissional”, orienta a especialista em carreiras.