O aparelho celular está presente em vários momentos da rotina, seja para estudos, trabalho ou lazer. Apesar da praticidade e versatilidade dos aparelhos, o seu uso em excesso pode resultar em problemas sérios de saúde. É comum relacionar dores de cabeça e problemas de visão às telas dos celulares, mas, os problemas podem ir além e causar dores na coluna, hérnia de disco, além de tendinites.
A combinação de várias horas mexendo no celular com uma má postura é a grande responsável por isso. Dados de um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 80% da população mundial tem, já teve ou terá dores nas costas por causa de postura inadequada e problemas na coluna.
Os números são alarmantes e trazem a necessidade de evitar estes problemas. Através de alguns hábitos, é possível. Por exemplo, mantendo o pescoço reto enquanto usa o celular, sem curvá-lo ou curvar a coluna. Também é interessante realizar pausas se for necessário utilizar o aparelho por muito tempo, além disso, aproveitar para se alongar durante elas ou mesmo em outros momentos. Caso as dores já existam, surjam ou piorem, é imprescindível procurar um ortopedista.