ESTUDE NA UNIT
MENU

Uso de remédios sem prescrição médica podem trazer danos 

O Brasil é recordista em automedicação

às 15h18
Compartilhe:

O Ozempic é um remédio feito para tratar o diabetes tipo 2, mas que vem sendo utilizado como alternativa para o emagrecimento estético. Dessa forma, o remédio age no sistema nervoso central para controlar o apetite e retardar o esvaziamento gástrico. Ele pode ser adquirido sem receita médica.Recentemente, o remédio está sendo investigado pela Agência Europeia de Medicamentos depois que foram sinalizados três casos de pensamentos suicidas e automutilação em pacientes que o tomavam. A farmacêutica Novo Nordisk, que produz a medicação, afirma que a segurança do paciente é a principal prioridade e que trata os relatos sobre eventos adversos com muita seriedade. 

O caso, reacendeu a discussão sobre os malefícios da automedicação e como o ato pode trazer graves consequências. O Brasil é recordista em automedicação. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, a automedicação levou para o hospital mais de 60 mil pessoas de 2010 a 2015. 

Outra preocupação é a combinação inadequada dos produtos. Nesses casos, um remédio pode anular ou potencializar o efeito do outro, ou, em casos mais graves, levar a consequências mais graves, como automutilação e morte.   

Especialistas defendem que a automedicação e a autoprescrição devem ser evitadas, pois podem causar dependência e reações alérgicas.  É importante procurar ajuda médica. 

Compartilhe: